Folha de S. Paulo


Com forte calor, consumo de energia cresce 7,8% em fevereiro, diz ONS

Com o forte calor na maior parte do país, o consumo de energia cresceu acima da média em fevereiro, segundo dados do ONS (Operador Nacional de Energia Elétrica).

O aumento da carga foi de 7,8% na comparação com fevereiro de 2013. O percentual supera os 3,7% acumulado nos últimos 12 meses.

A carga de energia, medida pelo ONS, é toda a produção das usinas hidrelétricas, termelétricas, eólicas e outras destinadas a atender ao consumo, incluindo as perdas ao longo do sistema de transmissão.

Pelos dados do ONS, a carga cresceu 3,6%, em todo o país, de janeiro para fevereiro deste ano. O aumento da demanda é um dos motivos que levam à redução do nível dos reservatórios das hidrelétricas, que têm de gerar mais para atender ao maior consumo. É também responsável pelo acionamento das térmicas, que são mais caras e devem onerar a conta dos consumidores.

Segundo o operador, o incremento da carga "deve-se principalmente pela ocorrência de temperaturas elevadas e escassez de chuvas resultando no uso intensivo de aparelhos de refrigeração".

Tais fenômenos, ressalta o ONS, ocorreram principalmente nas regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste (unificadas do ponto de vista energético). Juntas, essas áreas correspondem a 78% do consumo do país.

Para o chamada subsistema Sudeste/Centro-Oeste, a carga subiu 7,5% ante fevereiro de 2013 e 4,3% na comparação com janeiro deste ano. No acumulado dos últimos 12 meses, a expansão é menor: 2,9%.

Na região Sul, além do calor, "o bom desempenho das atividades econômicas da região" especialmente da agroindústria também impulsionaram o consumo, de acordo com o ONS.


Endereço da página: