Folha de S. Paulo


Força Sindical protesta com sardinhas em reunião de Mantega com empresários

A mudança do dia e local da reunião do ministro Guido Mantega (Fazenda) com representantes de grandes grupos empresariais –de ontem, em São Paulo, para hoje, em Brasília– não despistou a sardinhada organizada pela Força Sindical.

O churrasco está acontecendo desde a manhã desta quarta-feira (12), ao lado da entrada privativa do ministério, reservada para o ministro, secretários e convidados. Os sindicalistas estão assando 40 quilos do peixe fresco e oferecendo ainda abacaxis para quem participa do protesto.

Há faixas no local, como "Mantega dá banquete para os poderosos e o povo fica na sardinha" e "Jurão e Pibinho, dupla preferida do governo".

Mantega está reunido neste momento com empresários para tratar de conjuntura econômica e sobre a medida provisória que trata da tributação de filiais de empresas brasileiras no exterior. Empresários como Murilo Ferreira, da Vale e Jorge Gerdau (Gerdau) estão presentes.

Todos participarão de um almoço em seguida.

O deputado federal Paulinho da Força (SDD) falou, durante a sardinhada, que o protesto é uma forma de mostrar que o governo só atende os "poderosos, endinheirados e tubarões".

Entre as reivindicações dos sindicalistas estão o fim do fator previdenciário e a correção da tabela do Imposto de Renda.

"É ano eleitoral, político tem coração mais mole nessa época. Vamos ver se a gente amolece o coração da mulher [a presidente Dilma Rousseff]", falou.

Sérgio Lima/Folhapress
Sindicalistas protestam com
Sindicalistas protestam com "sardinhada" em frente ao Ministério da Fazenda, em Brasília

REUNIÃO

Na reunião, a Fazenda iria abrir negociações com os empresários em relação à nova legislação sobre tributação de filiais de empresas brasileiras no exterior.

A princípio, a reunião debateria apenas a conjuntura econômica. A ideia do ministro era abrir a palavra para todos os empresários falarem de inflação, investimentos e crescimento da economia.

Segundo seus assessores, ele pretendia ouvir mais do que falar, como parte do movimento do governo de se aproximar das empresas e reduzir as críticas a sua política econômica.

Agora, um dos pontos principais da reunião será a MP 627, incluída na agenda da reunião porque a nova lei, de forte impacto para as multinacionais brasileiras, tem gerado reações.

Os empresários querem convencer o governo a ceder em alguns tópicos, como no prazo para o pagamento dos tributos e na fatia do lucro lá fora que será tributada.

A reunião com grandes grupos ministeriais provocou protestos de associações que reúnem pequenas e médias indústrias, como a Abimaq, do setor de máquinas.

Segundo eles, o encontro é um "ato político" e não resolve os problemas da indústria.

VEJA OS EMPRESÁRIOS QUE PARTICIPARÃO DO EVENTO

EMPRESA/ASSOCIAÇÃO REPRESENTANTE
ABDIB (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base) PAULO GODOY
ANDRADE GUTIERREZ FLAVIO MACHADO
AMBEV JOÃO CASTRO NEVES
BRF MARCOS JANK
CAMARGO CORREA LUIZ ROBERTO ORTIZ
EMBRAER NELSON SALGADOJ
GERDAU ORGE GERDAU JOHANNPETER
GRUPO COSAN RUBENS OMETTO SILVEIRA MELLO
GRUPO QUEIROZ GALVÃO RICARDO DE QUEIROZ GALVÃO
HELIBRAS EDUARDO MARSON FERREIRA
J&F Investimentos JOESLEY MENDONÇA BATISTA
MARCOPOLO JOSÉ ANTONIO FERNANDES MARTINS
OAS LEO PINHEIRO
ODEBRECHT MARCELO BAHIA ODEBRECHT
WHILRPOOL AMERICA LATINA JOÃO CARLOS BREGA
VALE S.A. MURILO PINTO DE OLIVEIRA FERREIRA
VOTORANTIM RAUL CALFAT
CNI ROBSON ANDRADE

Fonte: Ministério da Fazenda


Endereço da página:

Links no texto: