Folha de S. Paulo


Setor elétrico teme que térmicas operem sem parar

Uma nova preocupação do setor elétrico é com o calendário de manutenção das usinas termelétricas, processo que demandará o desligamento temporário de parte dessas geradoras.

Movidas principalmente a óleo combustível, carvão e gás, as termelétricas têm sido usadas em larga escala desde o fim de 2012.

Ao longo desse período, o baixo nível das chuvas prejudicou o reabastecimento dos reservatórios das hidrelétricas.

Com isso, as térmicas, que costumam ter uso sazonal, passaram a ficar ligadas praticamente durante todo o ano -salvo no caso das mais caras, desligadas durante alguns meses na tentativa de baixar o custo da energia.

De acordo com estudo feito pela consultoria do banco Santander e obtido pela Folha, a expectativa é que todas as térmicas sejam mantidas em operação até abril. Em maio, no entanto, ao menos 10% delas terão de passar por manutenção e, em setembro, mais 10% também terão de fazer revisões.

Com a saída temporária dessas geradoras do sistema e diante das projeções de volume de chuvas para as próximas semanas, a avaliação é que os reservatórios das hidrelétricas podem beirar "níveis problemáticos" em novembro, com apenas 24% de sua capacidade preenchida, segundo a consultoria.

PREOCUPAÇÃO

Segundo a Folha apurou, empresários do setor temem que o governo tente postergar ou fracionar essas pausas de manutenção nos equipamentos para aproveitar ao máximo a geração complementar que as térmicas vêm garantindo ao sistema.

Se as usinas forem mantidas ligadas por muito tempo sem manutenção, aumenta a possibilidade de quebra dos equipamentos e de interrupção forçada da geração por algumas delas.

Já no governo, a preocupação segue em conseguir atingir níveis razoáveis de abastecimento dos reservatórios antes do próximo período de seca, de abril a setembro.

Na semana passada, segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o abastecimento dos reservatórios da região Sudeste/Centro-Oeste, que são os mais importantes para geração elétrica do país, era de 34,6% da capacidade.

O Nordeste, a segunda região mais importante, tinha 42% de abastecimento. No Sul, 39,7%, e no Norte, 82%.

Estimativas do setor indicam que, neste mesmo período, o abastecimento dos reservatórios deveria atingir no mínimo próximo de 50% em todas as regiões.

Atualmente, as usinas hidrelétricas no Brasil representam cerca de 70% de toda a geração de energia no país.


Endereço da página: