Folha de S. Paulo


Seca faz reaparecer em Itaipu ruínas de cemitério submerso

As ruínas do cemitério de uma vila inundada com a construção da hidrelétrica de Itaipu voltaram a aparecer com a estiagem que afeta reservatórios em todo o país.

Restos de sepulturas do antigo povoado de Alvorada do Iguaçu (PR), submerso em 1982, ficaram visíveis porque o lago artificial da usina atingiu nos últimos dias um de seus níveis mais baixos.

No último dia 12, o reservatório de Itaipu estava 215,5 m acima do nível do mar, índice próximo à menor marca já registrada –215,35 m, em janeiro de 2001.

A hidrelétrica informou que o cemitério já havia reaparecido no ano passado, quando também houve diminuição da quantidade de água que abastece a usina, que nunca operou abaixo dos 215 metros.

Segundo Itaipu, o nível deve continuar oscilando até a chegada das chuvas na cabeceira da bacia do rio Paraná. Nesta terça-feira (18), o índice do reservatório estava em 216,2 m.

O ressurgimento das ruínas de Alvorada durante períodos de estiagem não é uma ocorrência incomum. O antigo cemitério havia ficado visível também em 1999 e 2008.

Gerson Fernandes Cardoso
Restos das sepulturas do antigo povoado de Alvorada do Iguaçu (PR), submerso em 1982, ficam visíveis no lago artificial de Itaipu
Restos das sepulturas do antigo povoado de Alvorada do Iguaçu (PR), submerso em 1982, ficam visíveis no lago artificial de Itaipu

RESERVATÓRIOS

Na segunda-feira (17), o nível de armazenamento das hidrelétricas da região Sudeste caiu 0,1 ponto percentual, de 35,5% para 35,4%, seguindo o mesmo ritmo de queda do final de semana.

No Sul, a quantidade de água nas reservas das hidrelétricas da região voltou a cair, depois de ter apresentado uma pequena melhora no dia anterior.

A porcentagem da capacidade máxima ficou em 42,5%, uma queda de 0,5 ponto percentual em relação ao valor registrado no domingo (16). No final de semana, o nível no Sul cresceu 0,2 ponto percentual, de 42,8% para 43%, depois de quatro semanas de diminuição.

Os resultados melhores no Sul foram impulsionados pela chuva que caiu entre sexta-feira e domingo na região.


Endereço da página: