Folha de S. Paulo


Reservatórios no Sul têm melhora, mas não garantem abastecimento

Após um final de semana de chuvas, o nível dos reservatórios das hidrelétricas apresentaram leve melhora no Sul do país. Os reservatórios da região Sudeste continuam em queda, embora em ritmo inferior à registrada nos últimos dias.

No Sudeste, de sexta-feira (14) até domingo (16), a quantidade de água armazenada nas reservas caiu apenas 0,1 ponto percentual, de 35,6% para 35,5%. Nos dias anteriores, de 11 a 13 de fevereiro, a queda foi de 0,8 ponto percentual.

Já no Sul, a quantidade de água armazenada voltou a subir depois de quatro semanas de queda: de 42,8% no sábado (15), foi para 43% no domingo (16).

Mesmo com a precipitação, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) reduziu novamente a previsão para os reservatórios das hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste para este mês.

De acordo com o último relatório semanal do operador, a expectativa é que os lagos das usinas do subsistema alcancem a marca de 34,3% em 28 de fevereiro –a marca do domingo (16) foi de 35,5%.

No começo do mês, a previsão do ONS era que os reservatórios das regiões chegassem ao fim de fevereiro com 41,5% de armazenamento.

Apenas a região Sul apresentou melhora na previsão de armazenamento para o fim do mês, em relação à última expectativa, passando de 36,8% para 41,6%.

No começo de fevereiro, porém, o operador estimava chegar a 50,9% de acumulação.

PREVISÃO

A previsão para esta segunda-feira (17), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), é de probabilidade de chuva na capital paulista. A chance de precipitações é maior no litoral sul do Estado de São Paulo.

Até sexta-feira (21), as temperaturas altas devem voltar à cidade. As máximas ficam próximas dos 30ºC durante toda a semana. De acordo com o instituto, deve chover no próximo fim de semana.

Apesar dos resultados inspirarem otimismo, as chuvas registradas na região do sistema Cantareira, em São Paulo, não têm sido suficientes para reabastecer as represas da região, as mais importantes no abastecimento de água da capital paulista.

Segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o nível do sistema de mananciais continua bastante baixo, em 18,5%, mas apresenta uma redução mais lenta.

O sistema Cantareira, que abastece cerca de 9 milhões de pessoas na região metropolitana, recebeu em janeiro apenas 87,8 mm de chuvas acumuladas - 33% da média para o mês. Em fevereiro, acumularam-se até agora 34,7 mm, quantidade abaixo da média histórica para a estação.

Segundo o Inmet, entre sexta-feira e domingo choveu 128,6 mm na cidade de São Paulo, dados registrados no Mirante de Santana (zona norte).

ALAGOAS

O Ministério de Minas e Energia informou que aguarda informações do ONS para se manifestar sobre o apagão ocorrido em Alagoas no último sábado.

Já o ONS explicou que ainda não foi feita a reunião entre técnicos do governo e da empresa para elaborar a análise do episódio.

O encontro deve ocorrer até o início da próxima semana. Depois disso, o ONS encaminha o relatório final para a Aneel, que fica responsável por tomar as providências cabíveis, como aplicar multas ou determinar ações de reparo e prevenção.

Colaborou Brasília


Endereço da página:

Links no texto: