Folha de S. Paulo


Dilma diz que deságio em Belo Monte terá impacto na conta de luz

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (7) em sua conta oficial no Twitter que o leilão das linhas de transmissão de Belo Monte poderão ter impacto nas contas de luz.

"Como houve deságio de 38%, haverá um desconto maior na conta de luz", disse a presidente, sem entrar em detalhes de como se dará a redução do preço.

O consórcio IE Belo Monte, controlado pela estatal chinesa State Grid em sociedade com Furnas e Eletronorte, foi o que venceu o leilão das linhas de transmissão de Belo Monte.

O grupo ofereceu um desconto de 38% sobre o preço máximo estabelecido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A empresa terá de investir R$ 5 bilhões para transmitir a energia da usina de Belo Monte para a região Sudeste.

Segundo o ministro Thomas Traumann (Comunicação Social), o governo não trabalha com anúncio de redução de energia elétrica. Para o governo, se o desconto no consórcio prevê transmissões mais baratas, o impacto no custo de energia poderá eventualmente baratear, na outra ponta, o que será pago pelo consumidor.


Endereço da página:

Links no texto: