Folha de S. Paulo


Não há riscos de desabastecimento de energia elétrica, diz ministério

O governo convocou, nesta terça-feira (4) a cúpula do setor elétrico para garantir que não haverá desabastecimento de energia no país. Em entrevista coletiva, o secretário-executivo de Minas e Energia (MME), Márcio Zimmermann, disse que houve atraso no período de chuvas, o que levou ao aumento de despacho de energia pelas térmicas.

Essa situação, no entanto, não comprometeria a oferta de energia. "Nós podemos dizer, em um aspecto bem claro, que o sistema é planejado para operar em situações dessa de estresse, como está ocorrendo agora", disse Zimmermann.

"Temos tranquilidade de estar trabalhando nesse sistema dentro daquilo que foi planejado."

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, ressaltou que o país viveu um janeiro atípico. "É o pior janeiro em termos de afluências (chuvas) desde 1954", comentou ele, que voltou a frisar que não há riscos de o país ser alvo de racionamento.

EQUILÍBRIO ESTRUTURAL

Zimmermann disse que o sistema elétrico opera com equilíbrio estrutural e descartou a possibilidade de medidas de estímulo à contenção do consumo.

"O setor elétrico brasileiro foi planejado para operar com equilíbrio entre oferta e demanda", afirmou o secretário, ao ser questionado sobre eventuais incentivos à redução do consumo.

Zimmermann evitou quantificar o risco de deficit no sistema. "Em 2008, tivemos vários especialistas dizendo que o risco era 20%", afirmou o secretário.

"Mais uma vez, em 2014, estamos trabalhando com equilíbrio estrutural. O sistema está equilibrado."

APAGÃO

Sobre o apagão que ocorreu em cidades das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, no início da tarde de hoje, Zimmermann disse que as causas ainda serão investigadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). "É importante esperar a avaliação do ONS", disse o secretário.

"A entrevista foi uma chamada para dar tranquilidade", completou Tolmasquim.


Endereço da página: