Folha de S. Paulo


Gleisi e Mercadante fazem defesa conjunta de política econômica

Em discurso no Palácio do Planalto, a ministra Gleisi Hoffmann (ex-Casa Civil) e seu sucessor, Aloizio Mercadante, defenderam a equipe econômica do governo Dilma Rousseff e apontaram um cenário de estabilidade diante da crise internacional.

"Mantivemos nosso inegociável e irredutível compromisso com o controle da inflação, que sempre foi uma determinação essencial do ministro Guido e do presidente do Banco Central, [Alexandre] Tombini", disse Mercadante nesta terça-feira (4) em cerimônia em Brasília.

Ao todo, 20 ministros acompanharam o evento - entre eles Mantega. "A prudência da política econômica da presidente Dilma e do ministro Guido Mantega assegurou ao país volumosas reservas internacionais, (...) que nos dão a segurança para superar a instabilidade que ainda marca o comportamento da economia internacional", completou.

O petista disse ainda que a "responsabilidade com as contas públicas não está dissociada da responsabilidade social, como ocorria em outros tempos". Para Mercadante, o país passa por um desenvolvimento "fiscalmente responsável" e "macroeconomicamente sólido".

"Ao mesmo tempo, estamos investindo muito na transparência da nossa gestão pública, e na eficiência das instituições de controle, de forma a combater de forma implacável a chaga histórica da corrupção", completou.

De saída do cargo, Gleise também saiu em defesa da política econômica do governo. Segundo ela, "os resultados mostram que existe uma grande confiança nos negócios no Brasil". Sobre o plano de investimento em logística do governo federal, afirmou que "um grande número de investidores se mobilizam para participar do processo".


Endereço da página: