Folha de S. Paulo


Deflação é risco potencial para zona do euro, diz diretora do FMI

A inflação da zona do euro está "muito abaixo da meta" e a deflação é um risco potencial para o bloco, afirmou a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, neste sábado.

A inflação na zona do euro voltou a cair em dezembro para próximo da mínima de 0,7% alcançada em outubro e se afastou mais uma vez da meta fixada pelo Banco Central Europeu, de 2%.

Em resposta, o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, afirmou que o BCE está preparado para agir se a inflação ficar mais baixa do que o previsto e reafirmou que as taxas de juros continuarão baixas por um período longo.

Perguntado sobre a possibilidade do BCE de adotar medidas adicionais de estímulo como as adotadas pelos Estados Unidos, Inglaterra e Japão, Draghi respondeu: "Eu não estou dizendo que deveria ser feito ou que não deveria ser feito."

O tratado da União Europeia impede o financiamento monetário de governos, disse ele. O BCE pode ser capaz de comprar empréstimos securitizados de bancos se eles puderem ser empacotados como títulos lastreados em ativos de maneira transparente, o que obrigaria uma mudança regulatória, disse Draghi.


Endereço da página: