Folha de S. Paulo


Argentina libera compra de dólar para investimento

A partir de segunda-feira, os argentinos poderão voltar a compra dólar como maneira de investimento, justificando a receita pessoal para a Afip (Administração Federal de Ingressos Públicos), a Receita Federal do país. Desde 2011 era proibido a aquisição da moeda americana para investimento.

A novidade foi anunciada nesta manhã em conferência do ministro da Economia, Axel Kicillof, e do chefe de gabinete da Presidência, Jorge Capitanich.

A Casa Rosada também voltou atrás em decisão de dezembro e baixou o imposto por transação financeira no exterior de 35% para 20%.

"O governo considera que o nível de câmbio alcançou uma convergência aceitável", declarou Capitanich.

As medidas buscam conter a alta da moeda americana no mercado paralelo e foram anunciadas pelo governo depois da maior desvalorização do peso em um único dia desde 2002, ocorrida ontem.

O dólar paralelo, comercializado em casas de câmbio não oficiais, chegou a seu recorde ontem, sendo cotado a 13,10 pesos, contra 7,75 pesos do oficial.

Hoje, às 12h15 (hora local), a cotação era de 8,20 pesos.

Para a compra de dólar oficial como investimento, os cidadãos terão que pedir autorização à Afip e receberão a permissão de acordo com a renda que possuam. Do total da compra, 20% será retido para o Imposto de Renda.

O governo ainda não forneceu detalhes sobre a quantia de divisas que poderá ser adquirida e nem como será todo o processo de autorização.


Endereço da página: