Folha de S. Paulo


Peça da direção provoca recall de 34 modelos, de Audi A3 a Fiat 147

O consumidor que submeteu seu carro a reparos no sistema de direção de setembro para cá deve ficar atento a esse recall, que, diferentemente dos chamados tradicionais de montadoras, afeta uma peça de reposição.

Segundo a empresa de autopeças SKF do Brasil, um lote do componente chamado articulação axial, que faz parte do sistema que transmite os movimentos da direção à roda, pode romper-se integralmente com o veículo em movimento, causando perda da dirigibilidade e, em certos casos, acidentes.

O lote defeituoso foi desenvolvido para o mercado de reposição de 34 modelos diferentes, incluindo importados, como o Volkswagen Bora e o Ford Explorer, e automóveis que já saíram de linha há décadas, entre eles os Fiat 147, Oggi e Panorama.

Os demais modelos são: (Audi) A3; (Fiat) Brava, Elba, Fiorino, Idea, Pick-up, Premio, Siena, Strada, Tempra e Uno; (Ford) Courier, EcoSport, Escort, Fiesta, Ka e Ranger; (Chevrolet) Agile, Celta, Corsa, Classic, Meriva, Montana, Prisma e Tigra; (Volkswagen) modelos Golf e New Beetle.

Divulgação
Infográfico mostra posição da peça defeituosa, a articulação axial da SKF
Infográfico mostra posição da peça defeituosa, a articulação axial da SKF

As peças problemáticas estão no lote VKY 49 com finais 04, 05, 13, 15, 24, 25, 34, 36, 37, 58, 59, 70, 73, 77 e 81, fabricadas entre 23 de agosto a 3 de novembro do ano passado, com código de fabricação 0813, 0913 e 1013.

O recall soma 86.864 peças, segundo o DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) do Ministério da Justiça. De acordo com a SKF, 65 mil peças teriam sido comercializadas e 72,3% delas já foram recolhidas.

Como esta é uma peça interna e de difícil identificação, a empresa recomenda que o consumidor, mesmo aquele que não sabe a marca do componente trocado, procure a empresa para que ela possa agendar uma vistoria.

O fabricante disponibiliza o telefone 0800-141-152, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, o email fale.conosco@skf.com e o site www.skf.com.br para mais informações. O serviço é gratuito, e o tempo estimado para a substituição da peça no carro é de duas horas.

SAIBA MAIS

Por que esse recall é diferente dos tradicionais?
Pois ele abrange uma peça de reposição, o que dificulta o rastreamento do carro que recebeu o componente.

Então como saberei se meu carro está com a peça defeituosa?
Apenas se ele passou por reparo no sistema de direção de setembro para cá e teve a articulação axial substituída por uma da marca SKF do lote defeituoso.

Como descubro se o componente trocado é o defeituoso?
Você pode consultar o seu mecânico. Mas, mesmo que ele não saiba a marca da peça substituída, a SKF promete agendar uma vistoria gratuita.

Acabei de comprar um modelo listado. Devo preocupar-me?
Se ele for zero-quilômetro, não. Mas se o carro for usado, comprado após setembro, e o proprietário anterior não saiba informar sobre a questão, melhor procurar o SAC da SKF


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