Folha de S. Paulo


Economia chinesa cresce 7,7% em 2013

A economia da China cresceu 7,7% em 2013, segundo dados oficiais divulgados em Pequim, igualando o desempenho do ano anterior, que havia registrado a menor expansão desde 1999 (7,6%), afetada pela crise asiática.

Ainda assim, o resultado ficou acima da meta do governo chinês, de 7,5%. Em comunicado, o Escritório Nacional de Estatísticas chinês afirmou que a economia "mostrou crescimento estável e moderado" em 2013, quando esteve diante de "condições externas e internas complicadas".

Os dados trimestrais mostram uma desaceleração no ritmo de crescimento. O PIB (Produto Interno Bruto) chinês avançou 7,7% nos últimos três meses de 2013 ante uma expansão de 7,8% no trimestre anterior.

A queda nas exportações, principal motor da economia chinesa nos últimos anos, deve significar que a desaceleração deverá se ampliar em 2014.

O governo tenta mudar o foco do crescimento para o consumo doméstico, além de reduzir os investimentos que fizeram o endividamento do país explodir desde a crise de 2008.

Alguns analistas esperam que o governo chinês reduza a meta de crescimento da economia de 7,5% em 2013 para 7,0% neste ano, enquanto mantém como prioridade as reformas anunciadas em novembro do ano passado.

"A redução da meta pode ser positiva, pois permitirá que os governos locais se preocupem menos com o crescimento do PIB e mais com problemas ambientais e seu endividamento", disse Wang Tao, economista do banco UBS.


Endereço da página: