Folha de S. Paulo


Game "Folhacóptero" explica o projeto da usina de Belo Monte

Como parte de uma reportagem e site sobre a construção da usina de Belo Monte, no Pará, a Folha lançou um game que ajuda a entender o maior projeto de infraestrutura do Brasil.
No "Folhacóptero" especial, o leitor consegue sobrevoar a área em que está sendo erguida a terceira maior hidrelétrica do mundo.

Enquanto passeia, o piloto recebe informações relevantes sobre a obra. O game pode ser jogado pelo navegador por comandos no teclado ou baixado por aplicativos para celulares e tablets com Android e iOS, em que os comandos são feitos por um botão à direita das telas sensíveis ao toque.

Editoria de Arte/Folhapress

Simon Ducroquet, infografista da Folha e desenvolvedor do game, estudou plantas do projeto de Belo Monte e filmagens aéreas para fazer o ambiente do jogo.

"Quem voar com o Folhacóptero vai ter uma noção real do relevo da área." Foram necessários cerca de dois meses para a programação e o design serem finalizados.

Uma vez no game, é possível jogar em dois modos diferentes. O primeiro é em piloto automático, que funciona como uma visita guiada. O segundo é em condução livre, em que o jogador escolhe o próprio caminho.

"O jogo pode ser uma porta de entrada simples para o assunto de Belo Monte, que é bastante complexo", diz Ducroquet. No site do projeto (folha.com/belomonte ), o leitor encontra ainda uma série de textos, fotos e vídeos.

Durante o voo, os pilotos virtuais podem entender melhor o funcionamento da usina e visualizar, em infográficos, a área que será impactada pela obra e pelo desvio das águas do rio Xingu. Anéis vermelhos espalhados pelo ar -que valem pontos quando coletados- dão dicas e dados sobre o projeto.

O "Folhacóptero" é gratuito pode ser baixado na App Store e no Google Play ou acessado pelo navegador no endereço bit.ly/folhacoptero.


Endereço da página:

Links no texto: