Folha de S. Paulo


PIB de Dilma é "muito ruim", diz Eduardo Campos

Governador de Pernambuco e possível candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos classificou nesta terça-feira (3) como "muito ruim" a perspectiva de crescimento da economia brasileira em 2013.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou hoje que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, soma dos bens e serviços produzidos em determinado período, recuou 0,5% no terceiro trimestre na comparação com o trimestre anterior, maior retração desde o primeiro trimestre de 2009.

"Em 2012 já tínhamos tido um crescimento de 0,9% [revisto pelo IBGE para 1%]. Imagine fechar 2013 com crescimento de 2%. É um resultado muito ruim. Uma coisa é você crescer 5% em cima de 4%, outra é crescer 2% em cima de 1%", disse o governador pernambucano, que esteve em Aracaju para o velório do governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT).

Campos disse que a projeção de crescimento de 2% do PIB para o ano é "muito ruim". Afirmou ainda, citando a responsabilidade do governo federal, que os últimos números trazem "preocupação", pois podem reforçar o sentimento de desconfiança de investidores em relação à economia brasileira.

"[Os resultados] mostram que é preciso sobretudo uma narrativa de longo prazo. As pessoas precisam saber para onde exatamente estamos indo. Estamos procurando dar sugestões e observações há muito tempo. Mas a gente sabe que papel estratégico fundamental é do governo", disse o governador.


Endereço da página:

Links no texto: