Folha de S. Paulo


Black Friday brasileira tem vendas recordes e alta de 6% nas reclamações

As vendas na "Black Friday" deste ano movimentaram R$ 770 milhões apenas no comércio eletrônico, maior número desde o início da promoção no Brasil, em 2009. O valor, divulgado nesta segunda-feira (2) pela E-bit, especializada em informações de comércio eletrônico, representa avanço de 217% em relação a 2012. O faturamento corresponde a cerca de 3% do previsto para o e-commerce brasileiro em 2013.

De acordo com o E-bit, os resultados desta edição representaram cerca de 30% do faturamento das lojas on-line nos EUA durante a "Black Friday" (US$ 1,06 bilhão), valor que decepcionou o comércio americano.

No Brasil, 1,95 milhão de pedidos foram feitos via internet na sexta-feira (29), cinco vezes mais do que em um dia normal. Os produtos mais vendidos foram "Telefonia/Celulares", seguidos por "Eletrodomésticos", "Moda & Acessórios", "Informática" e "Eletrônicos".

A promoção também foi marcada por reclamações dos consumidores. Só na sexta-feira foram registradas 8.500 queixas entre as 120 lojas virtuais monitoradas no evento, de acordo com o Reclame Aqui, canal on-line para reclamações. O número é 6% maior do que o levantado no ano passado.

Entre as principais críticas estavam a dificuldade de acesso aos sites, a impossibilidade de conclusão das compras e aumento prévios dos preços para dar descontos. Os campeões de reclamações foram o Extra.com, o Submarino.com e a loja virtual do Ponto Frio.

O Submarino.com não quis comentar as queixas feitas pelos consumidores.

Os sites Extra.com e o Ponto Frio disseram, em nota, que "as ofertas divulgadas na promoção 'Black Friday' são legítimas e que os sites disponibilizam páginas exclusivas para que os clientes naveguem em produtos participantes dessa promoção".

A Fundação Procon-SP ainda não divulgou o número total de queixas compartilhadas pela "hashtag" #deolhonaBlackFriday nas redes sociais. Até as 17h30 da sexta-feira (29), esse canal contava 87 queixas. Os problemas eram parecidos aos apontados pelo Reclame Aqui.

CYBER MONDAY

Nesta segunda-feira (2), algumas lojas brasileiras, como a Americanas.com e Buscapé, participam da "Cyber Monday", promoção tradicional nos Estados Unidos que reúne descontos apenas no comércio on-line. No ano passado, a promoção no Brasil foi organizada pelo portal Busca Descontos e reuniu 30 lojas.

Nos Estados Unidos, grandes varejistas como o Walmart e o Best Buy anunciam promoções, que devem permanecer durante a semana.


Endereço da página: