Folha de S. Paulo


Vendas na Black Friday decepcionam nos EUA

As vendas no varejo dos EUA nos quatro dias de feriado de Ação de Graças deste ano provavelmente ficarão abaixo das registradas em 2012, apesar de as lojas terem aberto mais cedo e do bom desempenho dos negócios no comércio eletrônico.

A Federação Nacional do Varejo informou neste domingo (1º) que prevê que as vendas durante o feriado caíram de US$ 59 bilhões para US$ 57 bilhões de 2012 para 2013.

Segundo a federação, 141 milhões de pessoas foram às compras durante o feriado --mais do que os 139 milhões do ano passado--, mas uma pesquisa de intenção de compras indicou que o gasto médio caiu de US$ 424 para US$ 407 de um ano para o outro.

A pesquisa revelou que as vendas na quinta e na sexta (Black Friday) cresceram 2,3% em relação ao ano passado, segundo pesquisa da ShopperTrak. Porém, no sábado e no domingo, as vendas foram menores do que no ano passado.

Apesar de decepcionantes, o ShopperTrak reitera sua previsão de vendas 2,4% maiores em novembro e dezembro. Será o menor crescimento desde 2009, quando as vendas no feriado de Ação de Graças também declinaram em relação ao ano anterior.

Por outro lado, o comércio eletrônico continuou surpreendendo conforme mais consumidores optam por evitar multidões e filas nas lojas. Na quinta, feriado de Ação de Graças, as vendas on-line aumentaram 18% em relação a 2012, passando de US$ 1 bilhão. Já as vendas da sexta, a Black Friday, cresceram 39% e somaram US$ 1,9 bilhão, segundo análise do Adobe Systems.

Apesar da melhora no mercado de trabalho, os varejistas dizem que os consumidores americanos seguem reticentes devido às incertezas econômicas, aumento do custo de vida e às dúvidas em relação política de saúde nos EUA.


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