Folha de S. Paulo


Colégio de Rio Claro vence competição da Bolsa sobre o mercado de ações

O Colégio Koelle, de Rio Claro, no interior paulista, foi o grande vencedor do Desafio BM&FBovespa 2013 --competição anual organizada pela Bolsa com estudantes do ensino médio do Estado de São Paulo que simula investimentos com ações.

O evento foi realizado neste sábado (30), na sede da Bolsa, em São Paulo, e teve a presença de 29 escolas, das quais 21 particulares e 8 públicas.

Ao vivo: acompanhe os destaques do mercado e análises de especialistas

A competição contou com seis fases eliminatórias, que aconteceram mensalmente desde abril (com exceção de julho, período de férias escolares), e uma final.

Nas fases eliminatórias, os alunos assistiram a palestras sobre educação financeira e, em seguida, receberam informações sobre empresas e indicadores fictícios para fazer a compra e a venda de ações em computadores que simularam operações reais no mercado acionário.

Os cinco colégios com melhor desempenho em cada eliminatória se classificaram para a final.

Na final, antes da disputa eletrônica começar, os alunos tiveram uma palestra com a consultora de educação financeira Cássia D'Aquino, que falou sobre a importância de poupar desde cedo e saber escolher as melhores opções de investimento.

"Esse desafio é uma das coisas mais bonitas que o Brasil tem em matéria de educação financeira", disse Cássia durante a palestra.

O Colégio Koelle foi campeão com alta expressiva de 107,71% na carteira de ações criada. Em segundo lugar, ficou o Instituto Alpha (+72,56%), de Pilar do Sul,
seguido pelo Objetivo de Mairiporã (58,65%).

O Colégio São José, de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, garantiu a quarta colocação no desafio, com rentabilidade de 56,43% na carteira de ações criada. E, em quinto lugar, ficou a Escola Estadual José Gama de Miranda (+52,18%), de Itaquaquecetuba.

"Nós temos em nosso colégio algumas matérias optativas, uma delas sobre o mercado de ações. Decidimos fazer esta matéria, mesmo não sendo obrigados, porque nos interessamos pela competição da Bolsa, e valeu a pena", disse o estudante Pedro Boarin de Oliveira, 17, integrante do grupo vencedor.

Cada escola foi representada por um grupo de 3 a 5 alunos e um professor.

DEDICAÇÃO

"O Colégio Koelle já tinha chegado perto de ganhar o desafio da Bolsa em outras edições, mas só bateu na trave. Isso estimulou a gente a estudar mais", afirmou Lucas Gabrício Marçola, 17, também do grupo vencedor. O Desafio BM&FBovespa existe desde 2006.

De acordo com Daniel Pfmuller, gerente do Instituto Educacional da BM&FBovespa, o objetivo é fazer com que os alunos entendam o funcionamento do mercado de ações de forma lúdica.

E a estratégia dá resultado. "Sem dúvida, vou querer investir no mercado de ações de verdade no futuro", ressaltou Álvaro Schwartz Micheletti, 16, do grupo do Colégio Koelle.

CAMPEÕES

Os vencedores do Desafio BM&FBovespa ganharam, cada um, um MacBook Air. Os alunos que ficaram na segunda colocação receberam um iPad cada um.

Já os integrantes dos grupos que ficaram em 3º, 4º e 5º lugares foram premiados, cada um, com um iPod.

As cinco escolas vencedoras também receberam um computador e uma impressora multifuncional cada um.


Endereço da página:

Links no texto: