Folha de S. Paulo


Black Friday começa à 0h desta sexta; veja lojas participantes e saiba evitar golpes

A partir da 0h desta sexta-feira (29) começa a 4ª edição da Black Friday brasileira --evento importado dos EUA, onde, logo após o Dia de Ação de Graças, lojas fazem cortes expressivos nos preços dos produtos.

Por aqui, a lista de itens que estarão com algum desconto é extensa: celulares, tablets, televisores, geladeiras, fogões, roupas, calçados, maquiagens, óculos, bolsas, relógios, livros e outros.

De acordo com o organizador oficial do evento no Brasil, que concentrará as ofertas no site www.blackfriday.com.br, do Portal Busca Descontos, cerca de 120 lojas de e-commerce participarão este ano da Black Friday. Veja abaixo a lista completa das lojas já confirmadas.

Black Friday terá código de ética contra promoção 'metade do dobro'

A edição deste ano da Black Friday deve movimentar R$ 390 milhões para o varejo digital, isto é, crescimento de 60% em relação ao ano anterior, quando houve faturamento de R$ 243,8 milhões, de acordo com a E-bit, empresa especializada no comércio eletrônico.

PROBLEMAS

Como a última edição do evento ficou marcada mais por problemas registrados no Procon e no Reclame Aqui do que por bons negócios feitos pelos consumidores, algumas entidades estão se esforçando em reduzir o espaço para golpes, sobretudo, quanto a falsas promoções e transparência.

A Serasa Experian permitirá que o consumidor cheque gratuitamente a reputação da empresa na qual se pretende comprar através da ferramenta chamada "VocêConsulta Empresas". O serviço fornece a situação do CNPJ da empresa, razão social, a ocorrência de protestos, cheques sem fundo, ações judiciais, endereço, falências e a existência legal da companhia consultada.

Para utilizá-lo, basta acessar www.voceconsultaempresas.com.br. O serviço só será gratuito da meia-noite desta sexta-feira até domingo (1º). Na tela principal, será preciso informar o CNPJ da empresa. Desde maio deste ano as lojas virtuais são obrigadas a exibirem em suas páginas na internet dados como nome, endereço e CNPJ. O consumidor terá que fazer um cadastro no site da Serasa para acessar o serviço.

O CNPJ, usualmente, fica no rodapé dos sites ou nas seções "quem somos" ou "fale conosco".

VEJA AS LOJAS CONFIRMADAS

Accor MXT
Adidas Netfarma
AHA Netshoes
Alice Tesla Nicephotos
Bonprix Nuuvem
BR Home Center Ogio
Brastemp PB Kids
Cabeleza Pixel House
Casa Show Playtech
Casas Bahia Ponto Frio
Centauro Priv8
Consul Privalia
Dell Rakuten
Epoca Cosmeticos Renner
Estadão Ri Happy
Estrela 10 Sandro Moscoloni
Extra Saraiva
FotoRegistro Sepha
Grand Brasil Shop Fato
Hering Shopfisio
Hotel Urbano Smart Fit
Humanitarian Staples
Kallan Super Mufatto
Klin TAM
Lança Perfume TendTudo
Liquidae The Beautybox
Livo TIM
Livraria da Folha TVZ
Lojas Lebes Vale Presente
Lojas MM Valisere
Lojas Oscar Freire Von Dutch
Macro VIrtual Walmart
Magazine Luiza Webfones
Marisa Freeitalia
Mega Mamute Hilton
Mercado Livre Peixe Urbano
Meu Amigo Pet Kanui

Mais lojas podem confirmar até o início do evento

DESCONTOS

Cada loja oferecerá um percentual máximo de desconto. Para quem pretende comprar eletrodomésticos, por exemplo, tanto a Consul quanto a Brastemp já adiantaram que vão reduzir até 40% os preços dos produtos. A The Beautybox, loja de produtos de beleza, diz que oferecerá até 70% de desconto.

Além das lojas que participarão do evento com promoções publicadas no site oficial, outras realizam suas promoções de forma independe. Assim, fica a cargo do consumidor expandir sua busca por toda a internet.

A Dafiti, loja de moda, diz que os descontos amanhã vão até 80%. A Fnac, que comercializa livros e eletrônicos, também praticará descontos de até 80%, tanto no site quanto nas lojas físicas.

DICAS PARA APROVEITAR

  • Faça uma lista do que pretende comprar e evite comprar por impulso;
  • Imprima ou salve todos os documentos da compra e de confirmação do pedido, como comprovantes, contrato e anúncios
  • Cheque se a empresa fornece informação sobre o estoque do produto;
  • Desconfie de ofertas vantajosas demais;
  • Opte por fornecedores recomendados por conhecidos;
  • Pesquise se os produtos são vendidos por mais de uma loja e compare os preços e condições, inclusive prazo para entrega;
  • Verifique se o fornecedor indica claramente nome e número do CNPJ, bem como seu endereço físico e eletrônico, teste o canal de SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente);
  • Não compre em lojas que só aceitem boleto bancário e/ou depósito em conta;

FONTE: CEO da empresa de segurança da informação TrustSign, Ivo Machado e professor de direito da faculdade Mackenzie Rio, Marco Antônio da Costa e Procon-SP


Endereço da página:

Links no texto: