Folha de S. Paulo


Pico de vendas da 'Black Friday' deve ser à tarde

O pico de vendas da "Black Friday", evento "importado" do varejo americano que vai acontecer durante as 24 horas de amanhã, deve ser entre as 13h e as 14h.

A informação é da Braspag, empresa do grupo Cielo e que atua em plataformas de pagamento para o comércio eletrônico.

A projeção foi feita a partir da análise do volume de 300 mil transações registradas na edição da "Black Friday" de 2012 em comparação com o comportamento de vendas durante sextas-feiras típicas do ano passado e deste ano.

Em uma sexta-feira "normal", o pico de vendas do comércio eletrônico é outro: acontece das 10h às 11h.

Os dados levam em consideração as vendas das principais lojas do comércio eletrônico com transações processadas pela Braspag, que tem cerca de 1.200 clientes.

O segundo horário de maior concentração de vendas deve ocorrer entre as 14h e as 16h. O terceiro pico é das 10h às 11h, a exemplo do que ocorreu em 2012.

"É uma informação relevante não só para o consumidor como para o lojista. Se a venda on-line dele estiver destoando muito desses horários, é sinal de que pode estar perdendo clientes para a concorrência" diz Gastão Mattos, presidente da Braspag.

"Como ele também faz o acompanhamento on-line de seus negócios, pode reprogramar sua oferta, sua estratégia de venda ou até mesmo o atendimento."

O período de menor transações de vendas on-line ocorre entre as 3h e as 5h - o comportamento vale para uma sexta-feira tradicional e para a "Black Friday" do ano passado.

Segundo Mattos, as empresas de comércio eletrônico fizeram maior investimento neste ano na parte tecnológica para evitar perder vendas por problemas de lentidão em seus sites e agilizar o processo de pagamento.

"Houve testes nos últimos meses, simulações com grandes volumes de venda para garantir melhor atendimento", diz o executivo.

Nas 24 horas da "Black Friday" do ano passado, a Braspag informa ter atingido o recorde no volume de transações feitas em um único dia -média de 12,5 mil por hora. "O volume superou as 250 mil transações que ocorreram tradicionalmente na segunda-feira da semana em que acontece antes do Natal."

Neste ano, os organizadores da "Black Friday" estimam a participação de 120 lojas, R$ 340 milhões em vendas e 850 mil pedidos. No ano passado, foram 77 participantes, R$ 217 milhões de faturamento e 500 mil pedidos.

O Procon-SP recomenda ao consumidor guardar informações com comparações de preços (antes e depois das promoções), checar se o site fornece dados como razão social, telefone e formas de contato além do e-mail.


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