Folha de S. Paulo


Aplicativos ajudam a fazer o orçamento

A tecnologia tem deixado cada vez mais escassas as desculpas para quem tem preguiça ou medo de montar um orçamento familiar.

Há ajuda on-line na forma de modelos de planilhas, disponíveis na internet, e aplicativos para smartphones. Ainda assim, enfrentar a tarefa de colocar as contas por escrito pode ser desgastante, mas vale a pena.

Ao vivo: acompanhe os destaques do mercado e análises de especialistas

"Pode ser difícil no início, mas, quando o benefício começa a aparecer, com dinheiro sobrando no fim do mês, torna-se gratificante e parte da rotina", diz o educador financeiro Mauro Calil.

Editoria de Arte/Folhapress

Cássia D'Aquino, especialista em educação financeira, diz que o ideal é estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo. Mas, sobretudo, estabelecer prioridades e objetivos possíveis, para que o planejamento não acabe se tornando angústia.

O primeiro passo para montar uma boa planilha de orçamento, diz Cássia, é listar todas as receitas da família --dinheiro que entra mensalmente--, o que pode ser mais difícil para profissionais que prestam serviço a mais de um cliente.

"Quando se cria um mapa, surge a noção de quais são os meses de melhor renda, nos quais deve-se aproveitar para fazer uma poupança", diz.

O passo seguinte é listar todas as despesas do mês. E, finalmente, todas as dívidas. Então, traçar planos (como viagem ou carro novo) e a forma para concretizar os desejos (tempo de poupança e valor guardado por mês).

Para quem precisa de uma ajuda para começar, diversos aplicativos gratuitos oferecem ajuda, como o Minhas Contas, para Android. Outros apps ajudam a organizar as contas de quem mora em repúblicas ou casais que dividem despesas. É o caso do Settle Up, disponível para Android e iPhone.


Endereço da página:

Links no texto: