Folha de S. Paulo


EUA preveem salto de turistas brasileiros

O Brasil deve superar a Alemanha em número de turistas enviados aos EUA neste ano e se tornar o terceiro maior emissor de visitantes para o país, se descontados os vizinhos Canadá e México, projeta o Departamento do Comércio dos EUA.

Reino Unido e Japão continuam sendo os primeiros.

Segundo estudo da OTTI, o braço do governo americano para a indústria de viagens e turismo, o Brasil deve enviar aos EUA 2,04 milhões de pessoas neste ano, ou 14% turistas a mais do que o 1,8 milhão registrado em 2012, apesar do avanço do dólar.

Já para a China, logo atrás de Brasil e Alemanha no ranking, o crescimento projetado é de 30% no ano. No cálculo, o gigante asiático deve superar o Brasil em 2014.

As projeções deixam clara uma tendência dos últimos anos: a Europa mergulhada na crise envia cada vez menos turistas aos EUA, enquanto os grandes emergentes (Índia e Rússia também avançam), latino-americanos como Argentina e Colômbia e a Arábia Saudita (avanço de 20%) enviam cada vez mais.

Para Luiz de Moura Jr., consultor dos organismos U.S. Travel e Brand USA, o cenário mostra que, apesar da alta acumulada do dólar no Brasil neste ano -de quase 7%, com pico de 20%-, "o real continua valorizado".

"Enquanto emprego e renda continuarem crescendo no Brasil", diz, "os EUA tendem a ser um destino de preços atraentes em hotelaria, transporte, gastronomia, entretenimento e nas compras quando comparados aos praticados no mercado brasileiro."

MERCADO EM ALTA

Os voos entre o Brasil e os EUA confirmam a expansão.

Dilson Verçosa Jr., diretor comercial da American Airlines para a América Latina, estima que a companhia embarque neste ano 26% mais passageiros do que em 2012.

Ainda é baixa estação para o setor de turismo, mas a American deve aumentar o número de voos em novembro, iniciando rotas diárias de Curitiba e de Porto Alegre para Miami e lançando um segundo voo diário de São Paulo para Nova York.

A partir de dezembro, haverá outro voo semanal entre Recife e Miami, totalizando seis por semana na rota.

A mesma American Airlines vai, em dezembro, começar a voar para Los Angeles sem escalas todos os dias, fechando 2013 com 123 frequências semanais entre o Brasil e os EUA na alta temporada (contra 104 voos no mesmo período do ano passado).

Atualmente, os destinos norte-americanos preferidos pelos brasileiros são a Flórida e a cidade de Nova York. Em 2012, porém, Nova York recebeu pela primeira vez mais turistas provenientes do Brasil do que Miami e Orlando, cidades da Flórida que, juntas, tradicionalmente ocupavam o primeiro lugar.

Danielle Roman, vice-presidente da Interamerican, que representa empresas, cidades e regiões dos EUA no Brasil, lembra que a exigência de visto ainda é uma barreira para o brasileiro que quer ir ao país a turismo.
O governo dos EUA acelerou, no último, a emissão do documento, mas manteve sua obrigatoriedade.


Endereço da página: