Folha de S. Paulo


Exposição resgata história de ônibus e caminhões antigos

Após o Salão Internacional do Transporte, São Paulo recebe mais um evento voltado para o setor. Trata-se do VVR (Viver, Ver e Rever) --Encontro Nacional de Ônibus e Caminhões Antigos--, que será realizado nos dias 9 e 10 de novembro. Idealizada por Antônio Kaio Castro, 60, a 10ª edição da mostra contará com a exposição de 35 ônibus e 33 caminhões.

A iniciativa começou em 2003, quando ele ainda trabalhava em uma empresa do setor de comerciais pesados. "Sempre gostei de ônibus antigos. Adoro apreciá-los como uma bela obra de arte," declara Castro, hoje aposentado. Aproveitando-se do fato de atuar no ramo, ele foi atrás dos seus contatos, que cederam unidades para a exposição. A parceria garantiu a realização da primeira edição da mostra em 2004, com 11 modelos. No ano seguinte, o número quase triplicou, indo para 30 veículos.

Divulgação
Modelos da Fábrica Nacional de motores, os famosos caminhões
Modelos da Fábrica Nacional de motores, os famosos caminhões "fenemê", farão parte da exposição

Com o sucesso das duas primeiras edições, o idealizador do projeto resolveu ampliar o leque de atuação e fundou o 1º Clube do Ônibus Antigos, em 2007.

Naquele mesmo ano, o VVR ganhou destaque ao receber o patrocínio da Mercedes-Benz. Com o amparo financeiro da montadora alemã e o aumento no número de expositores, o aposentado teve que mudar o local da mostra, que passou a ser realizada no Memorial da América Latina, localizado na zona oeste de São Paulo. Antes era no estacionamento de uma empresa do setor.

Divulgação
õnibus Mercedes da década de 1950
õnibus Mercedes da década de 1950

Ao longo desses anos, o projeto recebeu pelo menos duas visitas de estrangeiros ilustres. A primeira delas foi do presidente do Museu de Ônibus Antigo da Holanda, Jan van Setten. "Ele chegou com a mulher. Fiquei muito emocionado", lembra. A outra foi de John A. Kirchner, professor emérito de geografia e transportes da Universidade do Estado da Califórnia, Los Angeles (EUA). "Não sou muito bom no inglês e ele já chegou falando. Corri atrás de um amigo para me ajudar", recorda-se Castro.

Para ele, as principais conquistas durante esses anos exposições foram conseguir transformar em lei o "Dia da Preservação da Memória dos Transportes em Ônibus", comemorado em 30 de novembro ­--mesma data da criação do 1º Clube do Ônibus Antigo- e colocar o evento no Calendário Turístico do Estado de São Paulo.

FLECHA AZUL
A Viação Cometa, que completa 65 anos de história, vai expor o Flecha Azul, CDL 7455. O modelo foi restaurado para fazer apenas 65 viagens, como parte do calendário de comemorações da empresa.

Divulgação
Flecha Azul, da Viação Cometa
Flecha Azul, da Viação Cometa

ENCONTRO NACIONAL DE ÔNIBUS E CAMINHÕES ANTIGOS
QUANDO: Dias 9 e 10 de novembro (sábado e domingo)
HORÁRIO: Das 9h às 17h
LOCAL: Memorial da América Latina
ENDEREÇO: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda
ENTRADA: Gratuita


Endereço da página: