Folha de S. Paulo


Brasil é quarto país do mundo em nativos digitais

O Brasil é o quarto país do mundo em nativos digitais - terminologia usada pela ONU para classificar jovens de 15 a 24 anos que estão conectados à internet há pelo menos cinco anos.

Segundo a ITU (União Internacional de Telecomunicações), agência das Nações Unidas especializada em tecnologias da comunicação e informação, o número de nativos digitais já representa 30% da população jovem mundial ou 5,2% da população mundial de 7 bilhões de habitantes. São 363 milhões de jovens com acesso à internet há pelo menos cinco anos, dos quais 20,1 milhões no Brasil.

Dois terços dos nativos digitais estão nos países em desenvolvimento. A China lidera com 75,2 milhões de nativos digitais. Em seguida vem os EUA, com 41,3 milhões.

E a Índia, com 22,7 milhões. O Japão é o quinto país em número de nativos digitais: 12,2 milhões.

No países desenvolvidos os nativos digitais representam 86,3% dos 145 milhões de usuários de internet. Já nos países em desenvolvimento eles representam a metade dos 503 milhões de usuários de internet. Nos próximos cinco anos, a população de nativos digitais nos países emergentes deverá dobrar.

Os dados da ITU fazem parte do estudo anual Medindo a Sociedade da Informação. De acordo com o estudo, pelo terceiro ano consecutivo a Coreia lidera como o país mais desenvolvido em termos de inclusão digital e infraestrutura de telecomunicações. Em seguida vem Suécia, Islândia, Dinamarca, Finlândia e Noruega. O Brasil aparecem na 62ª posição.

Segundo estudo do ITU, 250 milhões de pessoas se conectaram à internet ao longo de 2012, totalizando 2,7 bilhões de pessoas.

Até o fim deste ano, a expectativa é de que 40% da população mundial esteja conectada. Permanecerão off-line 1,1 bilhão de lares, ou 4,4 bilhões de pessoas.

O número de contas de celular vai chegar a 6,8 bilhões, quase o tamanho da população do planeta. Deste total, 2,1 bilhões são smartphones com conexão com 3G ou 3G


Endereço da página: