Folha de S. Paulo


Nova fábrica Havaianas produzirá até 4 pares por segundo

A capacidade de produção anual de Havaianas vai ser ampliada em 40% com a entrada em operação de uma nova fábrica em Montes Claros, norte de Minas Gerais, inaugurada nesta sexta-feira (18). São 102 milhões de pares ao ano, que se somam à produção de 260 milhões que sai anualmente da fábrica da Paraíba.

O investimento é de R$ 276 milhões --R$ 30 milhões a mais do que a previsão inicial--, e a fábrica traz inovações tecnológicas e ambientais que a colocam entre as mais avançadas do mundo no setor de transformação de borracha.

Praticamente não se acendem lâmpadas de dia, nem é necessário ar condicionado. Os postes externos são iluminados pela energia do sol. A água é toda tratada e reutilizada em jardins e banheiros.

As perdas de resíduos, de 6% na fábrica antiga, foram reduzidas a 3%. Até mesmo as rodelinhas que sobram do furo onde se encaixam as tiras da sandália são reaproveitadas.

NOVA PLANTA

A nova planta vai elevar em 2,5 mil o número de funcionários diretos da Alpargatas, empresa do grupo Camargo Corrêa que é dona da Havaianas e emprega 18.248 pessoas no mundo (sendo 13.622 no Brasil).

A fábrica foi projetada para receber duas novas ampliações de igual tamanho no futuro. A capacidade de produção é de três a quatro pares de Havaianas por segundo. Da nova fábrica, sairão modelos mais sofisticados, enquanto os básicos continuarão a ser produzidos em Campina Grande.

A produção em Montes Claros vai atender a demanda nacional e de exportação. O presidente da Alpargatas, Márcio Utsch, diz que a ideia de fazer fábrica no Brasil e não na China, por exemplo, está ligada ao fato de que exibir o registro de "Made in Brazil" faz diferença para a marca, que tem como um de seus valores a brasilidade.

HAVAIANAS

Pesquisas feitas pela companhia mostram que a marca Havaianas é reconhecida por 99,8% da população brasileira.

O complexo da nova fábrica vai abrigar um outlet com artigos das diversas marcas da empresa --Dupé, Topper, Rainha, Sete Léguas-- além de um museu com a história das Havaianas e do calçado. A empresa também vai abrir as portas para a comunidade, com programa de visitação de escolas.

A escolha de Montes Claros está ligada ao fato de a cidade do norte de Minas Gerais integrar a região de benefícios da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), ao mesmo tempo em que fica mais próxima dos mercados consumidores do Sudeste. A cidade de 412 mil habitantes possui um distrito industrial que abriga fábricas da Nestlé, Novo Nordisk, entre outras.

A repórter MARIANA BARBOSA viajou a convite da Alpargatas


Endereço da página:

Links no texto: