Folha de S. Paulo


Endividado poderá limpar o nome pela internet

Os endividados terão a oportunidade de limpar o nome com a ajuda da internet, em uma iniciativa inédita de duas das principais empresas de informações financeiras do país, a Serasa Experian e a Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Para negociar as dívidas, basta acessar os portais das duas empresas, fazer o cadastro e consultar a situação do CPF. No caso da Serasa, o feirão começa na próxima segunda-feira (14) e vai até o dia 20. Cerca de 30 empresas participam do evento, entre elas os bancos Panamericano, Bradesco e Santander, além de empresas de cartões de crédito como Hipercard e Itaucard e financeiras como Losango e Omni Financeira.

Já o mutirão da Boa Vista vai até 14 de dezembro e reunirá empresas de telecomunicações, bancos e de varejo.

Nos dois casos será possível negociar diretamente com o credor, a exemplo do que já ocorre nos feirões regulares realizados ao longo do ano.

Uma dica é colocar na ponta do lápis as dívidas antes de entrar em contato com a empresa, para saber quais os valores e formas de pagamento que cabem em seu orçamento.

De acordo com Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian e da Experian América Latina, a decisão de levar o feirão para o ambiente de internet busca facilitar a renegociação de dívidas.

"Entendemos que este é o momento de incentivar o processo de aproximar quem está devendo e quer pagar e quem está com débitos em haver e quer receber. Este processo, realizado online, beneficia brasileiros de norte a sul do país, permitindo que todo e qualquer cidadão acesse o serviço pela internet e negocie suas dívidas", diz.

Já Dorival Dourado, presidente da Boa Vista Serviços, lembra que a proximidade do fim do ano traz novas possibilidades de limpar o nome. "A proximidade das festas de final de ano, associada à época de pagamento do 13º salário, torna esse momento ainda mais propício ao esforço de empresas e consumidores para o acerto das contas, começando 2014 com o crédito em dia", afirma.


Endereço da página:

Links no texto: