Folha de S. Paulo


Obama confirma Janet Yellen para comando do BC americano

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, indicou nesta quarta-feira Janet Yellen para comandar o Fed (banco central dos EUA). Se confirmada pelo Senado, será a primeira mulher a assumir o posto.

Em seu discurso de apresentação, Obama classificou Yellen como uma importante peça para ajudar a impulsionar a retomada da economia americana.

O presidente pediu urgência aos parlamentares na aprovação de seu nome. "Considerando os desafios econômicos urgentes, eu convoco o Senado a confirmar o nome de Yellen sem atraso", afirmou.

Yellen, que assumirá o cargo em 2014, passou a ser vista como favorita após Lawrence Summers (ex-secretário do Tesouro) abandonar a disputa, já que seu nome não era consenso entre os democratas.

Para o mercado, ela é considerada como uma continuidade das ideias do atual comandante do BC, Ben Bernanke, mas os dois têm personalidade distintas: ele é considerado discreto, e ela, exigente.

A principal dificuldade inicial da professora emérita da Universidade da Califórnia não deve ser o Senado, onde a situação democrata tem maioria, mas, sim, o rumo do programa de estímulo de US$ 85 bilhões iniciado em 2012 e que teve nela, vice-presidente do Fed desde 2010, uma grande apoiadora.

Na cerimônia de sua indicação, a nova líder do Fed disse que dará o seu melhor para promover o pleno emprego, preços estáveis e um sistema financeiro forte e estável.

Ela reconheceu progressos na recuperação da crise, mas considerou que há mais a ser feito.

"Muitos norte-americanos ainda não conseguem encontrar um emprego e preocupam-se com como vão pagar suas contas. O Fed pode ajudar se fizer seu trabalho de maneira eficaz", disse Yelen na Casa Branca.


Endereço da página: