Folha de S. Paulo


Paralisação do governo era completamente evitável, diz Obama

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta terça-feira aos funcionários públicos federais dos EUA que a paralisação do governo era "completamente evitável" e que ele vai tentar convencer o Congresso a retomar as operações o mais breve possível.

Em uma carta publicada no site do Departamento de Energia, Obama elogiou os trabalhadores federais por seu serviço, e afirmou que eles "fazem tudo isso em um clima político que, muitas vezes nos últimos anos, tem tratado vocês como um saco de pancadas".

Entenda a paralisação do governo dos EUA

"Essa paralisação era totalmente evitável. Isso não deveria ter acontecido", disse Obama na carta, em que colocou a culpa pela paralisação na Câmara dos Deputados, controlada pelos republicanos.

A paralisação nos serviços públicos é resultado do impasse sobre a decisão sobre financiamento dos gastos públicos de curto prazo.

Democratas e republicanos não fecharam um acordo até a 0h01 de hoje (1h01 em Brasília), início do ano fiscal americano e prazo final para ampliar o teto da dívida do governo, de US$ 16,7 trilhões.

Ao menos 700 mil funcionários públicos receberão licença sem pagamento. Outros milhares de trabalhadores (como guardas de presídios e controladores de voo) serão convocados a trabalhar sem pagamento --receberão salário quando acerto for fechado no Congresso.

O funcionalismo federal conta com cerca de 2,9 milhões de trabalhadores civis.

Parques e museus dos EUA tiveram de fechar suas portas nesta terça-feira. O Lincoln Memorial, um dos principais monumentos de Washington, e a Estátua da Liberdade, em Nova York, não abriram.

IMPASSE

A oposição republicana defende condicionar a ampliação do teto da dívida ao adiamento por um ano da reforma da saúde promovida pelo democrata Barack Obama --um dos principais feitos da administração. A situação, por sua vez, rejeita a oferta.

A disputa política deve ter efeitos econômicos. A intensidade dependerá de quanto tempo vai durar o impasse.

Estimativa do banco Morgan Stanley aponta que cada semana de paralisação vai custar 0,15 ponto percentual do PIB do quarto trimestre. Entre abril e junho (dado mais recente), a economia americana cresceu 2,5%.

Mas o cenário pode ser ainda pior, dependendo de como vai afetar a confiança de empresários e consumidores.

As preocupações sobre o impasse no Congresso foram um dos motivos para o Fed (BC dos EUA) ainda não retirar parte dos seus estímulos iniciados no fim de 2012.

Em 2011, as dificuldades para que o Congresso fechasse um acordo semelhante foi um dos motivos para que a agência Standard & Poor's retirasse pela primeira vez a nota máxima dos títulos do governo norte-americano.

Como aconteceu naquela ocasião, as Bolsas e as moedas dos países emergentes, inclusive o Brasil, poderão sofrer os efeitos.

TETO

O teto da dívida já havia sido atingido em maio, mas desde então o governo vinha lançando mão de medidas emergenciais. Segundo o governo, esses recursos se esgotarão no dia 17.

A última vez que o governo foi paralisado por falta de recursos foi sob Bill Clinton (democrata como Obama), em dois períodos, totalizando 28 dias, entre 1995 e 1996.


Endereço da página:

Links no texto: