Folha de S. Paulo


Câmara votará código da mineração em outubro, diz Lobão

A Câmara dos Deputados votará o novo marco da mineração entre 15 e 20 de outubro, revelou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, nesta segunda-feira (23). Mais cedo, o governo oficializou a retirada do pedido de regime de urgência da tramitação da proposta.

"Há compromisso da Câmara (dos Deputados) que, mesmo sem urgência, será votado até 15 ou 20 de outubro; dependerá muito da ação do relator da matéria na Câmara, o deputado Quintão (Leonardo Quintão)", disse Lobão a jornalistas, durante congresso do setor em Belo Horizonte.

Com a retirada da urgência, o projeto que tramita em comissão especial deixa de trancar a pauta de votações da Câmara dos Deputados.

Na semana passada, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse que existia a possibilidade da retirada da urgência do código de mineração, mas que isso dependeria de uma consulta que o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), faria com governadores de Estados mineradores.

A proposta feita por Alves e aceita pelo governo, de votar o projeto na comissão especial no dia 15 e na semana seguinte no plenário da Casa, teve o apoio dos governadores de Minas Gerais, Antonio Anastasia; de Goiás, Marconi Perillo; e do Pará, Simão Jatene, todos do PSDB, segundo a Agência Câmara.

NOVO CÓDIGO

Com o novo código, o governo quer modernizar as regras que regem o setor de mineração desde a década de 1960, além de definir royalties e novos prazos para que os detentores de direitos sobre as jazidas iniciem a exploração e a produção.

Indagado sobre se interesses de patrocinadores de campanhas eleitorais poderiam afetar a aprovação do marco da mineração, Lobão negou. "Ninguém interferirá neste marco regulatório a não ser o interesse legítimo do país."


Endereço da página:

Links no texto: