Folha de S. Paulo


Emprego na indústria tem terceira queda seguida em julho, diz IBGE

Em mais um sinal de que uma retomada mais firme da indústria ficou para trás e concentrada no segundo trimestre o emprego na indústria caiu 0,2% de junho para julho, na taxa livre de influências sazonais (típicas de cada período). Trata-se do terceiro resultado negativo nessa base de comparação, acumulando nesse período uma perda de 0,7%. Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (11).

O emprego industrial mostrou queda de de 0,8% em julho de 2013, comparado a julho de 2012), no 22º resultado negativo consecutivo nesse tipo de confronto. Foi ainda o mais intenso desde fevereiro deste ano (-1,2%).

No índice acumulado para os sete primeiros meses de 2013, o total do pessoal ocupado na indústria também apresentou retração de 0,8%. Já a taxa anualizada, índice acumulado nos últimos 12 meses, ao recuar 1,1% em julho de 2013, repetiu o resultado observado em junho. Apontou, porém, quedas menos intensas do que as registradas em fevereiro (-1,5%), março (-1,4%), abril (-1,3%) e maio (-1,2%).

A desaceleração da queda do emprego e o avanço das horas pagas foram no segundo trimestre um alento à indústria e refletiu a melhora da produção naquele período. Agora, com uma nova queda do nível de atividade do setor em julho o emprego também reage negativamente a fatores como estoques mais elevados e confiança menor de empresários --que se mostram menos dispostos a contratar.


Endereço da página: