Folha de S. Paulo


Feira Preta reúne negócios direcionados a público negro

No dia 15 de dezembro, o Anhembi vai sediar a 12ª edição da Feira Preta, evento que reúne micro e pequenos empresários negros cujos produtos e serviços são voltados para a população negra.

São esperados mais de cem expositores nas áreas de moda, beleza e decoração, entre outros. A média de público das últimas edições foi de 10 mil visitantes.

Negros são donos de metade das micro e pequenas empresas

A feira conta com apoio do Sebrae, que está lançando diversas iniciativas de capacitação para estimular o "afroempreendedorismo".

"Ainda há uma cultura de que vencer na vida é ter um bom emprego. Queremos mostrar que o empreendedorismo pode ser uma oportunidade", diz o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto. "Há um grande mercado consumidor de origem afrodescendente que não está sendo bem explorado."

Em parceria com o Instituto Adolpho Bauer e o Coletivo de Empresários e Empreendedores Negros de São Paulo, o Sebrae também lançou, no mês passado, o projeto Brasil Afroempreendedor, voltado também para comunidades quilombolas.

O objetivo é capacitar 1.200 empreendedores, que participarão de seminários em 12 Estados. Desses, 500 serão selecionados para integrar uma rede nacional de micro e pequenos empreendedores afrobrasileiros.

A ideia é estimular a troca de experiências e o desenvolver negócios solidários.


Endereço da página:

Links no texto: