Folha de S. Paulo


Em clima de rock, brasileiro se apresenta à 'Apple chinesa'

O ambiente lembrava um estádio em dia de show de rock ou de final de campeonato: bandeiras em punho, filas intermináveis e uma legião de fãs uniformizados no limite do êxtase.

O evento que superlotou um auditório em Pequim foi a apresentação dos novos produtos da Xiaomi, conhecida como a "Apple chinesa".

Foi também a estreia do brasileiro Hugo Barra. Na semana passada, ele surpreendeu o mundo da tecnologia ao deixar a diretoria de Android do Google para ser o vice-presidente global da Xiaomi.

Na empresa chinesa, vestir a camisa não é só figura de linguagem. Barra e todos os funcionários da Xiaomi trajavam uma camisa preta, com o logotipo da firma.

A mesma camisa usada no palco pelo bilionário dono da empresa, Lei Jun, 43, que repetiu o figurino completado com um jeans desbotado que reforçou seu apelido de "Steve Jobs chinês".

A cada novidade exibida por Lei em um telão, no estilo do fundador da Apple, a plateia reagia com gritos.

"É coisa de outro mundo", disse Barra à Folha no fim do evento, enquanto caminhava no meio da multidão e recebia pedidos de autógrafo.

Dizendo-se "muito animado" com a mudança para a Xiaomi, que em três anos de existência virou uma das sensações do mercado chinês, Barra, 36, destacou a combinação que ele considera o segredo do sucesso da empresa: "Apresentação, qualidade e preço justo".

Pouco antes, Barra subira ao palco para ser apresentado por Lei. O brasileiro arriscou algumas palavras em chinês e deu o recado que resume sua missão de fazer da Xiaomi uma marca
global.

"É hora de o mundo inteiro conhecer a Xiaomi", disse Barra. A marca só está disponível na China e em Taiwan.

Diante de fãs eletrizados, que pagaram R$ 80 por um ingresso para vê-lo de perto, Lei apresentou as novas estrelas da Xiaomi: um smartphone de última geração a R$ 785 e uma "Smart TV" de 47 polegadas por R$ 1.176, metade dos preços da concorrência.

Whang Zhao/AFP
Lei Jun, o 'Steve Jobs chinês', e Hugo Barra, na Xiaomi
Lei Jun, o 'Steve Jobs chinês', e Hugo Barra, na Xiaomi

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