Folha de S. Paulo


Professor de Yale vê indício de bolha imobiliária em São Paulo e no Rio

São Paulo e Rio de Janeiro podem ter gerado uma bolha imobiliária, cuja explosão poderá ter consequências nefastas para a economia brasileira, segundo o economista Robert Shiller, professor da Universidade Yale.

"Não afirmo que exista uma bolha imobiliária nessas cidades. Mas não é normal os preços dos imóveis dobrarem em cinco anos. Isso nunca aconteceu na história dos Estados Unidos", disse Shiller.

Conhecido como teórico das bolhas financeiras, Shiller afirmou que o governo tem um papel importante na prevenção dessas bolhas estimulando o aumento da oferta de imóveis e reduzindo as barreiras para as construções.

"A primeira coisa a fazer é falar sobre isso", disse.

Para Shiller, os mecanismos de mercado atuam para corrigir eventuais distorções de preços. Por exemplo, construindo bairros ou cidades vizinhas aos centros mais caros, com boa infraestrutura de transporte, oferta de serviços e boas escolas. "Se o governo não olhar para isso, alguém vai olhar e oferecer isso. Uma grande corporação leva sua sede para o local, depois chegam outras empresas, abrem escolas boas no local e surge um novo bairro", disse.

O professor de Yale disse ainda que a oferta de financiamento e a indústria de hipotecas afetam sim os preços dos imóveis, mas não tem impacto significativo no longo prazo. Por outro lado, a construção civil e a oferta de imóveis têm efeito nos preços dos imóveis.


Endereço da página: