Folha de S. Paulo


BC dos EUA indica que estímulo econômico deve ser mantido por enquanto

Apenas alguns membros do Fed (banco central americano) acreditavam que em breve será o momento de "diminuir um pouco" o ritmo de compra de títulos pelo banco central norte-americano na reunião do mês passado do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), enquanto outros enfatizaram paciência ao decidir quando começar a reduzir o programa de estímulo.

A ata da reunião de 30 e 31 de julho do Fed, divulgada nesta quarta-feira (21), mostrou que quase todos entre os 12 integrantes do Fomc concordaram que uma mudança no estímulo ainda não é apropriada.

No semestre passado, o presidente do Fed, Ben Bernanke sinalizou que a instituição poderia reduzir a compra de títulos --estratégia para injetar dinheiro e estimular a economia. A declaração causou instabilidade nos mercados, e a migração do dinheiro de muitos investidores de títulos de países emergentes como o Brasil para os EUA. Desde então, qualquer movimentação do banco é aguardada com ansiedade pelo mercado.

As autoridades ressaltaram que a taxa de desemprego dos EUA --que atingiu 7,4% no mês passado-- caiu "consideravelmente" desde que a última rodada de compra de títulos foi lançada em setembro, embora houvesse discordância sobre a melhora cumulativa, dando como exemplo o alto número de norte-americanos que desistiram da busca por emprego.

No fim, o Fed não fez nenhuma mudança formal de política na reunião do mês passado, afirmando em comunicado em 31 de julho que a economia dos EUA continua a precisar de auxílio.

NOVA FERRAMENTA

Apesar de a maioria dos membros do Fed não verem o início do corte nos estímulos nos EUA tão breve, a autoridade monetária americana está avaliando uma nova ferramenta para ajudá-la a drenar recursos do sistema bancário e manter as taxas de juros de curto prazo no nível almejado quando decidir alterar sua atual política expansionista.

Integrantes do Fomc foram informados sobre o potencial de criar uma "linha com taxa prefixada para recompras reversas overnight de títulos" --transação em que o Fed vende um título do Tesouro dos EUA para um operador primário do país ou para um grande fundo, e então o recompra no dia seguinte.

A transação retira temporariamente dinheiro do sistema bancário, enquanto o operador ou o fundo recebe os juros sobre a transação.

Esse programa, caso adotado, vai complementar o pagamento de juros sobre as reservas excessivas e outras ferramentas para ajudar a alcançar as metas de juros do Fed, de acordo com a ata do Fomc divulgada nesta quarta-feira.

"Em geral, participantes da reunião indicaram acreditar que esse instrumento pode se mostrar útil", informou a ata.

Embora tenham expressado interesse em um programa desse tipo, não houve cronograma indicado para quando as autoridades do Fed podem começar a decidir sobre tal ferramenta.


Endereço da página: