Folha de S. Paulo


Sede da Motown, Detroit tem peso de ícone na cultura dos EUA

O conjunto habitacional Brewster Douglass viu crescer Diana Ross, Mary Wilson e Florence Ballard, vocalistas do grupo The Supremes, além de estrelas do movimento musical Motown, um dos apelidos de Detroit e também nome da histórica gravadora.

Com um vazio do tamanho de Paris, Detroit negocia cortes
Recuperação das montadoras não evitou falência de Detroit
Análise: Derrocada de Detroit fala aos brios dos americanos

Os quatro prédios de catorze andares e outros seis de seis andares se encontram abandonados há trinta anos --a grama alta esconde até os antigos playgrounds. Falta dinheiro para a demolição.

Em North End, onde Diana nasceu, ela era vizinha do cantor Smokey Robinson.

O bairro tem dezenas de ruas com casas abandonadas e mato alto.

A prolífica história musical da cidade continuou mesmo com a decadência e a venda da gravadora Motown.

A banda de rock White Stripes também nasceu em Detroit, em 1997, com a então dupla Megan e Jack White.

Seu sucesso "Seven Nation Army", de 2003, deu fama e dinheiro à banda --Jack, que hoje mora em Nashville, no Tennessee, patrocinou a milionária reforma do parque Clark, uma enorme praça com área poliesportiva e pista de patinação no bairro onde ele cresceu, Mexicantown ("bairro mexicano").

Outro músico que os locais adoram citar é o rapper Marshall Mathers, mais conhecido como Eminem (que cresceu em Detroit, mas hoje mora no subúrbio de Rochester).

Ele fez um filme chamado "8 Mile", nome da autoestrada que divide Detroit dos subúrbios brancos e mais ricos ao norte. No Brasil, a obra recebeu o subtítulo de "Rua das Ilusões".

Para muitos, a música eletrônica americana nasceu com o "Detroit techno" dos Djs Derrick May, Kevin Saunderson, Carl Craig e Jeff Mills.

Recentemente, "Searching for Sugar Man", documentário que venceu o último Oscar, revelou (ou relembrou) ao mundo o músico Sixto Rodriguez, que era prestigiado apenas entre os experts musicais da cidade.

Hoje, um grafite o homenageia na entrada de um dos bares boêmios da cidade, o Cass Café.

Neste mês, o canal AMC, o mesmo de "Mad Men" e "Breaking Bad", estreia um seriado inteiramente filmado na cidade, "Low Winter Sun" (algo como "sol baixo invernal"). Detroit será "personagem de destaque" do seriado segundo os produtores.


Endereço da página:

Links no texto: