Folha de S. Paulo


Outro lado: Empresa diz que obras estão sendo feitas

O Ibama não dá entrevistas sobre processos de licenciamento em curso, como o de Belo Monte. Sua assessoria de imprensa diz que a posição da agência está na análise do relatório do empreendedor.

Obra de Belo Monte pode atrasar por problemas com Ibama

A Norte Energia enviou à Folha nota no seguinte teor:

"Desde que a empresa entregou o referido relatório, em 30 de janeiro de 2013, várias ações já foram executadas de maneira a atender às exigências do órgão.

Entre essas ações estão obras de escolas, de Unidades Básica de Saúde e de postos odontológicos e iniciativas de capacitação voltadas para diversos públicos como dirigentes municipais e, ainda, a continuidade nos atendimentos a migrantes. Vale destacar a aquisição de glebas para os programas de reassentamento urbano coletivo em Altamira, com o início subsequente da construção das 4.100 casas previstas para esses novos bairros. A construção de 2.500 casas na Vila dos Trabalhadores também ocorre normalmente.

Ressalta-se ainda, no primeiro semestre de 2013, o início das obras de saneamento em Altamira, bem como a construção dos aterros sanitários em Altamira e Vitória do Xingu e a construção do Hospital Mutirão em Altamira, todas já iniciadas.

É importante mencionar também o andamento de programas que já geram resultados positivos para a região como é o caso do Plano de Ação para o Controle da Malária que contribuiu para queda de 77% nos casos de malária no primeiro semestre de 2013 em comparação com o mesmo período de 2011, antes da implantação do Plano.

Tal empenho demonstra que a Norte Energia trabalha para manter todos os projetos em execução e dentro dos cronogramas preestabelecidos."


Endereço da página:

Links no texto: