Folha de S. Paulo


Folhainvest responde: Tenho um VGBL com 49% em renda variável. Devo reduzir o percentual?

A pergunta foi enviada pelo leitor F.J, de São Paulo (SP).

RESPOSTA DO PROFESSOR DA FGV WILLIAM EID - Mantenha o seu VGBL [Vida Gerador de Benefício Livre, plano de previdência privada] e pense no longo prazo.

A aplicação em ações tem períodos de altas e baixas, que devem ser entendidos como naturais.

Toda vez que surge uma crise, os profetas do apocalipse aparecem dizendo que agora o mundo vai acabar, mas a história nos mostra que não é bem assim.

Só para lembrar, tivemos crises imensas: em 1987 com o crash da Bolsa de Nova York, em 1989 com o caso Naji Nahas, em 1992 com o Collor, em 1994 com o México, 1997 com a Ásia, 2000 com a Nasdaq, 2002 com o Lula, e, mais recentemente, em 2008 com a quebra do banco de investimento americano Lehman Brothers.

Todos esses cenários trouxeram instabilidade e perdas às Bolsas de Valores globais, inclusive ao mercado de ações brasileiro.

Se você olhar um gráfico da Bolsa e ignorar as crises, porém, vai ver que há uma tendência constante de alta. E é lógico que haja, já que a economia ao longo do tempo cresce e as empresas se desenvolvem.

Essa é a lógica da Bolsa: o crescimento da economia e das empresas vai se refletir no preço das ações.

No curto prazo, há diversos outros fatores que têm influência sobre esses preços e é fácil identificá-los com uma leitura superficial dos jornais. Mas, no longo prazo, não são eles que governam a Bolsa, mas sim os fundamentos da economia.

Com R$ 70 mil na poupança, que opção tenho para investir?
I.R., do Recife (PE)

RESPOSTA - Depende do objetivo. Se é de longo prazo, talvez a previdência privada seja ótima alternativa, principalmente se você declarar o Imposto de Renda pelo formulário completo e puder aproveitar os benefícios tributários que um PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) oferece.

Outra opção são produtos indexados à inflação, como as NTN-Bs (Notas do Tesouro Nacional Série B).

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é uma opção mais para o curto prazo, mas tente um de dois anos pelo menos, pois o IR é menor (15%). Diversificar não é opção para esse volume, você só pagará mais caro em cada produto.


Endereço da página: