Folha de S. Paulo


Gol reduz oferta de assentos mais do que o planejado e preço de tarifa sobe

A Gol registrou em junho mais um mês de crescimento no "yield", o valor médio pago por passageiro por quilômetro voado, enquanto o corte de oferta de assentos em voos no Brasil no semestre ficou acima de suas projeções.

O yield subiu 11% em junho na comparação com igual período de 2012, para um intervalo entre R$ 0,21 e R$ 0,214.

A oferta total de assentos da companhia recuou 1,3% no mês, sendo 4,2% de queda nos voos domésticos. No semestre, a redução no serviço doméstico foi de 11%, um corte superior ao projetado pela companhia para o período.

No final de junho, a Gol elevou a meta de redução de oferta de assentos em voos domésticos em 2013, de 7% para 9%, em meio à piora nas projeções do mercado para a economia brasileira e à desvalorização do real, que pesa sobre as despesas.

Nos voos internacionais, a oferta avançou 31,7% em junho, "principalmente devido às operações diárias para Santo Domingo, Miami e Orlando iniciadas no final do ano passado", disse a Gol.

Pelo lado da demanda total por assentos, houve recuo de 1,8% em junho. No mercado doméstico, a diminuição foi de 3,7% ao passo que no sistema internacional houve crescimento de 23,1%.

A empresa informou ainda que a receita unitária por passageiro transportado (PRASK) teve crescimento de 11% em junho, ante igual mês de 2012. No segundo trimestre o avanço foi de 10% e entre janeiro e junho de 11%.


Endereço da página: