Folha de S. Paulo


Aneel aprova parcelamento de reajuste da Copel entre este ano e 2014

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta terça-feira (9) o "parcelamento" do reajuste médio de 14,61% que havia sido aprovado para a paranaense Copel, aplicando, a pedido da empresa, um aumento médio de 9,55% neste ano e deixando o restante para entrar no cálculo da tarifa de 2014.

A Aneel havia aprovado o reajuste médio de 14,61% no dia 20 do mês passado, mas a aplicação do aumento foi suspensa a pedido da própria empresa controlada pelo governo do Paraná.

Com o reajuste suspenso, cabia à Copel apresentar à Aneel uma proposta alternativa para "parcelar" a cobrança.

A proposta da empresa, aprovada nesta terça, foi então a de aplicar um porcentual menor em 2013, de 9,55%, deixando o restante --que equivale a R$ 255,860 milhões-- para o reajuste de 2014.

Para os clientes de baixa tensão da Copel, como as residências, o aumento médio ficou em 9,72%. Já os de alta tensão, como as indústrias, pagarão em média 9,32% a mais.

A Copel informou, por meio de comunicado, que o reajuste de 9,55% é retroativo a 24 de junho deste ano e que a decisão da Aneel atende o pedido do governo do Paraná e "evita que a Copel Distribuição seja afetada em seu equilíbrio econômico-financeiro".


Endereço da página: