Folha de S. Paulo


Mais de um milhão terá restituição do IR no 2º lote

Mais de um milhão de contribuintes receberão a restituição do segundo lote do Imposto de Renda de 2013 e da malha fina de anos anteriores no dia 15.

A consulta ao segundo lote será liberada pela Receita na próxima segunda-feira (8).

Receita recebe recorde de 1,485 milhão de declarações de empresas
Receita Federal pega 1,3 mi de contribuintes na malha fina do IR
Receita Federal começa hoje a depositar restituição do Imposto de Renda

Ao todo, serão beneficiados 1,113 milhão de contribuintes, com um valor total de R$ 1,4 bilhão, referente ao lote de 2013 e às malhas finas de 2008 a 2012.

Do total a ser depositado, R$ 1,327 bilhão são destinados a 1,079 milhão de contribuintes que entregaram a declaração do IR em 2013.

O valor que cairá na conta já está corrigido pela taxa básica de juros da economia, a Selic, de maio a julho deste ano, totalizando 2,21% de correção.

Para fazer a consulta, o contribuinte deverá informar o número do CPF. Os canais de atendimento são o site da Receita ou o Receitafone (146).

Na consulta pela internet, se o dinheiro foi liberado, a informação aparecerá no sistema. Se aparecer "na base de dados da Receita", significa que o dinheiro ainda não estará disponível na conta.

Receberão no segundo lote os contribuintes que entregaram a declaração nos primeiros dias. Também entram neste lote os contribuintes com mais de 60 anos e os aposentados por doença grave ou deficiência que tiveram alguma pendência, precisaram fazer correções e, por isso, não entraram no primeiro lote. Nesses casos, só receberão a bolada se todas as correções foram feitas.

O primeiro lote de restituições do IR foi pago para 1.996.333 contribuintes.

(Agências e CG)


Endereço da página:

Links no texto: