Folha de S. Paulo


Receita Federal pega 1,3 mi de contribuintes na malha fina do IR

Os contribuintes que caíram na malha fina da Receita Federal neste ano (1,32 milhão no país, sendo 424 mil no Estado de São Paulo) poderão regularizar suas pendências com o fisco retificando as declarações do IR -caso ainda não tenham tomado essa providência até agora.

A malha fina é a checagem eletrônica das informações prestadas pelos contribuintes. Ao fazer isso, o fisco confronta as informações contidas nas declarações com aquelas armazenadas nos seus computadores --são os dados recebidos de empresas, de clínicas médicas, de hospitais, de imobiliárias etc.

Contribuinte deve acompanhar IR para corrigir erros a tempo

Quando esses dados não coincidem, a declaração fica retida para uma verificação mais detalhada.

Na maioria dos casos, não é complicado escapar da malha fina --a Receita define esse processo como autorregularização, ou seja, o contribuinte corrige os dados antes de ser notificado pela Receita.

Se a declaração tiver informações incorretas ou incompletas, o contribuinte deve providenciar a retificação, enviando uma retificadora. Basta abrir a declaração já entregue e corrigir os eventuais erros. Nesse caso, é preciso informar duas coisas: que a declaração é retificadora e indicar o número do recibo de entrega da que já foi enviada neste ano.

Mas é preciso atentar para um detalhe: não é possível retificar a declaração após ser notificado pela Receita. Portanto, quanto antes o contribuinte providenciar a correção, melhor para ele.

PROBLEMAS COMUNS

Costumam ficar retidas as declarações que têm divergências de dados. A mais comum é a omissão de rendimentos, ou seja, o contribuinte deixa de declarar alguma fonte de renda (dele ou de dependentes), como um segundo emprego, aluguel, aposentadoria etc.

O segundo problema mais comum é a divergência em valores referentes a abatimentos, principalmente despesas médicas --caso em que o contribuinte costuma lançar um valor maior do que o indicado no recibo. Quando os dados são confrontados, a declaração fica retida.

Ao permitir que o contribuinte regularize sua situação, a Receita visa evitar que ele tenha de ir a uma unidade do órgão. Ou seja, ganham o contribuinte e o fisco.

Se a declaração foi retida na malha fina mas o contribuinte tem certeza de que as informações foram preenchidas corretamente, terá de aguardar uma notificação da Receita ou agendar atendimento para mostrar a documentação que comprova as informações declaradas.

Para as declarações deste ano, o agendamento será feito a partir de janeiro de 2014.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: