Folha de S. Paulo


Irregularidades na Sky Brasil inflaram base de clientes, diz DirecTV

A DirecTV anunciou nesta quinta-feira (27) que uma investigação interna descobriu que a Sky Brasil teve número de assinantes inflado no final de março em cerca de 200 mil clientes devido a práticas irregulares promovidas por alguns funcionários.

A empresa de TV via satélite afirmou que alguns funcionários da Sky Brasil indevidamente registraram contas de clientes para reduzir ou eliminar saldos devedores, artificialmente cortando taxas de desistência de usuários.

Para Anatel, irregularidade da SKY Brasil 'é um problema da empresa'

A DirecTV disse que espera encargo antes de impostos de cerca de US$ 25 milhões no segundo trimestre deste ano em decorrência das irregularidades encontradas.

Com base nos resultados iniciais da investigação, a empresa estima que a base de assinantes da Sky no fim de 2012 tenha 100 mil clientes a menos que o inicialmente informado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Além disso, o número de assinantes da operadora no final de março teria 200 mil contas a menos, disse a DirecTV.

A Sky Brasil afirmou à Anatel ter encerrado o ano passado com cerca de cinco milhões de assinantes, e o primeiro trimestre de 2013 com 5,3 milhões de clientes.

A DirecTV, que tem mais de 20 milhões de clientes no mundo, é dona de 93% da Sky Brasil.

Boa parte do crescimento na base de assinantes da DirecTV deve-se à classe média emergente em países como o Brasil. A empresa também opera na Colômbia, Argentina, Venezuela, Chile e Equador.

No mês passado, as ações da DirecTV atingiram a máxima em uma década depois da companhia reportar lucro superior às estimativas dos analistas para o primeiro trimestre, ajudada por um avanço melhor que o esperado na América Latina.

A empresa disse que espera remover substancialmente até o fim de junho todos os assinantes que foram indevidamente reconhecidos como ativos na base de clientes da Sky Brasil.


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