Folha de S. Paulo


ANTT segura aumento das passagens de ônibus interestaduais

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) vai publicar em instantes a decisão de postergar o reajuste das passagens de ônibus interestaduais.

O anúncio do valor do reajuste, segundo a ANTT, será adiado por tempo indeterminado --até que discussões com as companhias de ônibus sejam concluídas.

Alta do dólar anula efeito da queda de ônibus e pedágio na inflação

A agência disse que é contratual reunir as empresas do setor no mês de junho para definir o percentual de reajuste que será aplicado sobre as tarifas.

O cálculo inclui as oscilações do custo com óleo diesel, aumento dos salários e a inflação. Por meio de uma fórmula matemática, a ANTT e as empresas chegam a um coeficiente. Esse número é aprovado pela agência e em um prazo de um a dois dias já é incorporado às tarifas do transporte.

As linhas que fazem a chamada "longa distância" incluem todas as que percorrem trechos maiores que 75 km.

A agência disse que o motivo da postergação é a demora em concluir os cálculos. Como não houve acordo entre governo e empresas, as discussões continuam e terão como foco "manter a tarifa a um preço justo para o consumidor".

A agência não relaciona o atraso às manifestações que vêm ocorrendo em várias cidades do país há três semanas.

Para o próximo mês, também está previsto o reajuste para o transporte semi-urbano, que faz percursos de até 75 km.

TARIFAS

Desde a semana passada, governantes anunciaram uma série de medidas em resposta às manifestações populares.

O pacote inclui a redução das passagens de transporte público em capitais como Rio, São Paulo, Curitiba, Goiânia, Recife, Fortaleza, Porto Alegre e provavelmente Belo Horizonte, congelamento do pedágio nas estradas paulistas e da energia elétrica no Paraná.


Endereço da página:

Links no texto: