Folha de S. Paulo


Em residencial, investidor prefere revenda

Um apartamento de dois dormitórios, duas vagas de garagem, entre 50 metros quadrados e 69 metros quadrados e na faixa de R$ 500 mil. Esse é o perfil do imóvel residencial mais desejado por investidores, segundo pesquisa da imobiliária Lopes.

O estudo também indica a preferência de 86% dos entrevistados pela aquisição de imóveis na planta, que se valorizam durante as obras.

O aumento de preços dos últimos anos é um grande atrativo para quem quer investir. Mas é preciso cuidado: a valorização não deve se repetir no mesmo ritmo, afirmam consultores.

Imóvel comercial atrai 'órfãos' da Bolsa e renda fixa

Segundo índice do Banco Central que mede a valorização dos imóveis no país, o aumento médio dos preços em 2010 foi de 20%. Em 2012, ficou em 3% e tende a permanecer nesse nível, dizem especialistas.

RETORNO MENSAL

Segundo o Secovi-SP (sindicato que representa as construtoras), as taxas de retorno do aluguel residencial são mais baixas que as do imóvel comercial, de cerca de 0,4% ao mês.

Joel Silva/Folhapress
Alberto Abe no imóvel que comprou como investimento
Alberto Abe no imóvel que comprou como investimento

Por isso, muitos investidores optam por comprar o imóvel para revenda. É o caso do empresário Alberto Abe, que possui sete apartamentos já prontos, adquiridos no lançamento das obras. Abe, que atua no mercado imobiliário há vinte anos, é hoje diretor da imobiliária Seiko.

Abe privilegia justamente a zona sul de São Paulo, a preferida de 38% dos entrevistados da Lopes. A Saúde é o bairro da zona sul favorito dos entrevistados.

O empresário afirma que tem retorno mensal de 3% e que nunca perdeu dinheiro.

Abe diz que, nos últimos anos, o número de vagas tornou-se um diferencial.

Muitos compradores optam até por adquirir um imóvel com um dormitório a menos que o desejado em troca de ter duas vagas de garagem, afirma. Apartamentos com duas vagas são os preferidos de 54% dos entrevistados.

As suítes foram citadas por 63% dos consultados na pesquisa como algo relevante, enquanto 34% afirmaram que não fazem questão.

Celso Petrucci, economista chefe do Secovi, diz que o investimento em imóveis residenciais para revenda pode contribuir para a queda de preços. Quando o investidor vê que não terá o retorno esperado revende por valores abaixo dos praticados. (CR)


Endereço da página:

Links no texto: