Folha de S. Paulo


Google News só poderá publicar notícias na Alemanha após autorização de jornais

O Google News, agregador de notícias do Google, só poderá reproduzir notícias na Alemanha após a autorização dos jornais. A medida passa a valer a partir de 1º de agosto.

Em outros 60 países nos quais está presente, o Google News reproduz textos sem a necessidade de autorização --os veículos de mídia é que precisam declarar a opção de ficar fora, se assim desejarem.

Para ter seus textos incluídos no agregador de notícias, os veículos alemães terão de entrar na página de ferramentas do Google News para autorizar a reprodução. Os jornais que não o fizerem serão automaticamente retirados da busca a partir de 1º de agosto.

No Brasil, a ANJ (Associação Nacional dos Jornais) recomendou a seus associados em 2011 que não permitissem a veiculação de conteúdo no Google News enquanto não houvesse remuneração pelos direitos de propriedade intelectual do conteúdo.

Na França, o Google fechou um acordo para a criação de um fundo de € 60 milhões para o desenvolvimento de negócios digitais dos jornais e revistas de interesse geral do país.

O mecanismo de buscas também fechou um acordo sobre o tema com empresas jornalísticas belgas.


Endereço da página: