Folha de S. Paulo


Reação do mercado ao BC americano mostra economia mundial ainda instável, diz Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse nesta sexta-feira (21) que o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, escolheu o cronograma certo ao dizer que irá reduzir seu programa de estímulo mais adiante neste ano.

Merkel, no entanto, em declaração em São Petersburgo ao lado do presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a reação nos mercados internacionais --no quais os comentários do presidente do Fed, Ben Bernanke, geraram vendas generalizadas-- mostrou que a economia mundial ainda não se estabilizou.

A chanceler se referia às declarações de Bernanke, de que o Federal Reserve planeja reduzir sua política expansionista no final do ano, caso o desemprego no país se reduza como esperado, Após as declarações, as bolsas de valores no mundo responderam com queda.

O BC americano tem comprado US$ 85 bilhões por mês em títulos, desde setembro, injetando esses bilhões na economia americana, o que facilita o crédito, estimulando a economia americana e deixando o dólar enfraquecido --ou mais competitivo.

A desaceleração na compra de títulos aconteceria no final deste ano e o Fed deixaria de comprar títulos em meados do ano que vem.


Endereço da página: