Folha de S. Paulo


Oi anuncia saída dos principais diretores

A Oi informou nesta quinta-feira a saída de James Meaney, diretor operacional, e de Alex Zornig, diretor de finanças e relações com investidores.

Os dois cargos são os mais importantes da companhia depois do presidente.

Bayard Gontijo, atual diretor de tesouraria, assume interinamente a direção de finanças e de Relações com Investidores.

Em comunicado interno aos funcionários, a que a Folha teve acesso, Zeinal Bava, presidente da Oi, diz que comandará a operação. Os funcionários ligados a Meaney passam a se reportar diretamente ao presidente da Oi.

"O objetivo é criar uma estrutura mais operacional (...), intensificar o trabalho em equipe e aumentar a rapidez na tomada de decisão neste momento", escreveu Bava aos funcionários.

A saída dos dois principais executivos reflete as mudanças que estão em curso na companhia, desde a sociedade firmada com a Portugal Telecom, ocorrida em 2010. A PT tem 12% de participação da Oi, que, por sua vez, detém 10% da PT.

Endividada e em um cenário altamente competitivo, a Oi busca formas de equacionar seu endividamento após a incorporação da Brasil Telecom, adquirida em 2009, para levar adiante seu plano de investimento.

A escolha de Zeinal Bava para presidir a companhia no lugar de Francisco Valim estava alinhada com essa meta. Bava assumiu no início de junho, mas já acompanhava a operação da Oi porque presidia o comitê de tecnologia da operadora, além de participar das reuniões dos conselhos de administração da Oi e da PT.

Valim deixou a companhia em janeiro após críticas dos controladores por ter aumentado o endividamento para realizar investimentos, reduzindo a rentabilidade.

Como presidente da Portugal Telecom, Bava conseguiu realizar investimentos preservando o retorno ao acionista, qualidades que o fizeram despontar como o principal executivo de telecomunicações na Europa, segundo uma pesquisa da Thomson Reuters.

QUEM É QUEM

A saída dos principais executivos também reflete a nova fase da companhia.

James Meaney fundou a Contax, empresa de call center antes controlada pela Oi e que presidiu por dez anos. Hoje a empresa é um prestador de serviço da operadora.

"Com grande empenho, James atuou na transformação da Oi e contribuiu decisivamente para o processo de turnaround [virada] da companhia", escreveu Bava.

"Ressalto também a forte liderança do James na implementação dos workstreams [fluxo de trabalho] da Oi com a PT para assegurar a obtenção de sinergias operacionais entre as duas empresas."

Na Oi desde dezembro de 2008, Alex Zornig foi o responsável pela reestruturação societária da companhia após a compra da Brasil Telecom, um negócio de R$ 5,8 bilhões que, ao longo do tempo, fez elevar o endividamento.

"Alex atuou de forma representativa no trabalho de melhoria do perfil da dívida da companhia, com vistas ao alongamento dos prazos médios e ao atingimento de custo competitivo em condições de mercado voláteis."

Bava termina o comunicado, agradecendo os dois executivos e desejando-lhes sorte nos novos desafios.


Endereço da página: