Folha de S. Paulo


Obama diz que presidente do BC americano 'ficou bem mais do que queria' no cargo

O presidente americano, Barack Obama, deu a entender em uma entrevista que foi ao ar na segunda-feira (17) que pode estar procurando um novo presidente para o Fed (Federal Reserve), o banco central do país, ao afirmar que o atual ocupante do cargo, Ben Bernanke, ficou muito mais tempo no posto do que havia planejado originalmente.

Falando com Charlie Rose, apresentador de um programa de entrevistas da rede PBS, Obama comparou Bernanke ao diretor do FBI (polícia federal dos EUA), Robert Mueller, que concordou em ficar dois anos a mais do que havia planejado no cargo, que deve deixar nos próximos meses.

"Bem, eu acho que Ben Bernanke fez um excelente trabalho. Ben Bernanke é um pouco como Bob Mueller, o chefe do FBI --onde ele já ficou muito mais tempo do que queria ou deveria", disse Obama.

Perguntado se renomearia Bernanke se ele quisesse continuar no cargo, Obama não respondeu diretamente.

"Ele tem sido um parceiro excelente, juntamente com a Casa Branca, para nos ajudar a nos recuperar com muito mais força do que, por exemplo, os nossos parceiros europeus, do que poderia ter sido uma crise econômica de proporções épicas", disse Obama.

A grande expectativa é de que Bernanke deixe o cargo de presidente do Fed quando seu segundo mandato expirar no final de janeiro.

Acredita-se que Obama está considerando um número de especialistas monetários para o cargo, incluindo a vice-presidente do Fed, Janet Yellen, o ex-assessor de Obama e Bill Clinton Lawrence Summers e o ex-secretário do Tesouro Timothy Geithner.

Um anúncio sobre a sucessão no Fed poderia ocorrer já no outono (primavera no Brasil) para dar tempo ao Senado de aprovar o indicado de Obama antes do final do mandato de Bernanke.


Endereço da página: