Folha de S. Paulo


Governo dos EUA barra a importação de produtos da Apple produzidos na Ásia

A ITC, comissão internacional de comércio dos Estados Unidos, decidiu na terça-feira (4) que vai impedir a importação de alguns dos produtos mais populares da Apple para os Estados Unidos.

A medida, que ainda pode ser vetada pelo presidente Barack Obama ou bloqueada por uma corte de apelação, resulta de uma disputa com a concorrente sul-coreana Samsung.

De acordo com o órgão, a Apple violou uma patente da Samsung na tecnologia usada para envio de informação por redes sem fio.

Se for mantida, a decisão vai barrar a entrada nos EUA de alguns iPhones e iPads produzidos na Ásia para serem operados pela rede da empresa AT&T. A lista abrange o iPhone 4, o iPhone 3GS, o iPad 3G, o iPad 2 3G e o iPad 3. Não estão incluídos os modelos mais recentes, como a quarta geração de iPads e o iPhone 5, que usam tecnologia diferente dos anteriores.

No site da AT&T, entre ofertas de produtos de diversas concorrentes, a empresa vende iPhones 4 por US$ 0,01, além do custo do plano.

A ITC havia instituído a investigação contra a Apple em agosto de 2011 com base em uma reclamação feita pela Samsung. No ano passado, porém, um parecer inicial isentou completamente a Apple, o que fez com que a atual decisão surpreendesse o mercado.

A intenção da Apple, que já informou que vai recorrer, pode levar as discussões à tentativa de um acordo, segundo analistas.

RIVAIS

A disputa na Justiça entre as duas gigantes do setor tem histórico. Em agosto do ano passado, a Samsung chegou a ser condenada a pagar mais de US$ 1 bilhão à Apple por infringir seis de suas patentes de celular.


Endereço da página: