Folha de S. Paulo


Índios desocupam canteiro de Belo Monte após nove dias

Os índios da etnia mundurucu desocuparam na manhã desta terça-feira (4) o canteiro da usina hidrelétrica de Belo Monte, em Vitória do Xingu, no sudeste do Pará, após nove dias de invasão.

No início desta tarde, os índios estão sendo transportados para Brasília, onde terão uma reunião com ministros do governo de Dilma Rousseff, às 14h. A Secretaria-Geral da Presidência da República disse, em nota, que a reunião faz parte de um acordo que levou à desobstrução pacífica do canteiro de obras de Belo Monte. Os índios ocupavam o local desde o dia 27 de maio.

Cândido Munduruku, um dos líderes do protesto, disse que o grupo de 187 índios (dos quais 32 são mulheres e 27 crianças) embarcou em dois aviões da FAB (Força Aérea Brasileira). O governo não confirmou o número de pessoas.

Os índios reivindicam a suspensão de obras e estudos de barragens de hidrelétricas em terras indígenas situadas nas margens dos rios Teles Pires e Tapajós e cobram do governo a garantia de serem consultados previamente sobre o tema.

O cacique da tribo mundurucu, Jairo Saw, disse que o objetivo da reunião não é negociar com o governo. "Vamos apresentar nossa posição sobre construir hidrelétricas em nossos territórios e exigir que o governo respeite a Constituição e os tratados internacionais que ele assinou e que garantem nosso direito de sermos consultados", afirmou.

A Secretaria-Geral da Presidência informou que será discutida a pauta de 33 reivindicações apresentadas em janeiro pela Assembleia Indígena Munduruku. "A expectativa é que a reunião seja o início de um processo de diálogo e entendimento que assegure aos indígenas seus direitos legais e o acesso a políticas públicas voltadas à sua autonomia e sustentabilidade", disse o governo, em nota.

Ruy Sposati - 29.mai.13/Divulgação
Índios durante ocupacão do principal canteiro da construção da usina de Belo Monte, no Pará
Índios durante ocupacão do principal canteiro da construção da usina de Belo Monte, no Pará

Endereço da página:

Links no texto: