Folha de S. Paulo


Leitor envelhece e desafia jornais japoneses

Os dois diários em japonês na capital paulista, "São Paulo Shimbun" e "Nikkey Shimbun", estão entre os títulos de língua estrangeira mais antigos em circulação.

O primeiro, fundado em 1946, soma 67 anos. O segundo, embora tenha adotado o nome atual em 1998, pode contar idade parecida: ele foi a união dos títulos em japonês "Jornal Paulista", de 1947, e "Diário Nippak", de 1949.

Asiáticos comandam a resistência dos jornais de língua estrangeira
Gratuitos, diários coreanos cobrem poucos temas
Jornal chinês mantém ponte com Pequim

Zé Carlos Barreta/Folhapress
Redacao do jornal japonês
Redacao do jornal japonês "Sao Paulo Shimbun"

Ambos têm das maiores Redações entre os diários do gênero, com 20 profissionais no primeiro e 15 no segundo. Mas sofrem com o envelhecimento dos leitores.

"A preservação da cultura e dos costumes é extremamente importante para as gerações antigas, mas começa a se perder na atualidade", diz Kátia Sattomura, redatora-chefe para português do "São Paulo Shimbun".

É ela a responsável por uma das estratégias para o diário depender menos dos "leitores mais idosos". Na busca de "incutir nas novas gerações a importância do jornal", o site tem versões completas nas duas línguas.

O concorrente "Nikkey Shimbun" foi além e lançou uma edição semanal em português, o "Jornal Nippak".

Masayuki Fukuzawa, editor-chefe do "Nikkey Shimbun", descreve o mesmo cenário de Sattomura: "Nosso jornal depende dos imigrantes, que já envelheceram bastante. Por enquanto, não muda tanto, mas gradualmente a circulação vem caindo".

Aldo Shiguti, redator-chefe do "Jornal Nippak", diz que o objetivo inicial foi "alcançar os filhos dos assinantes japoneses, mas hoje não é só isso: também os interessados na cultura japonesa, quem circula na periferia da comunidade, mesmo não sendo descendente".

Em conteúdo, enquanto os jornais em japonês priorizam noticiário esportivo do Japão, sobretudo beisebol e sumô, e outros assuntos mais leves, o "Nippak" se concentra em eventos da comunidade. (NELSON DE SÁ)


Endereço da página:

Links no texto: